conecte-se conosco
Cursos 24 Horas - Cursos 100% Online com Certificado
-

Saúde

Pesquisadores afirmam que variante encontrada em Manaus deve tomar o Brasil

Publicado

em

Segundo Pesquisadores da Fiocruz que estudam o comportamento da nova cepa do coronavírus encontrada em Manaus, afirmam que o vírus está se disseminando com rapidez e acreditam que dentro de um mês pode dominar todas as regiões do país.

Provavelmente essa nova variante já está em outras regiões do país, e é questão de tempo ela se tornar dominante. Em cerca de um mês já deve prevalecer sobre outras no monitoramento”, explica o infectologista Marcus Lacerda.

A P.1, como foi classificada, já é encontrada em 91% do material genético que está sendo sequenciado no Amazonas e cada vez mais convence os cientistas de que a responsável pela segunda onda que devastou a capital e os municípios nos últimos dias.

A nova variante da Covid-19 de Manaus já predomina no Amazonas, conforme estudo do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

O Ministério da Saúde confirmou um caso de reinfecção pela nova variante no Amazonas. Uma paciente foi diagnosticada com a infecção pela primeira vez em 24 de março, e no dia 30 de dezembro, nove meses depois, obteve o segundo diagnóstico positivo da Covid-19 pelo exame RT-PCR.

O ex-ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta chegou a dizer que o transporte de pacientes para outros estados sem as devidas medidas de proteção, colocavam em risco à população de outros estados e espalhava a variante.

O  infectologista da Fiocruz do Amazonas, rebateu a crítica e afirma que o socorro prestado por outros estados aos amazonenses é uma questão humanitária: “A transferência de pacientes é uma questão humanitária, e não é o transporte controlado deles que está espalhando vírus, mas sim as pessoas que viajam e não praticam isolamento e medidas de controle”.

A informação com veracidade é a marca registrada do nosso site 📰

Mais notícias