Com o tema “educação para a Democracia e inovação tecnológica no Setor Público”, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da escola do Legislativo Senador José Lindoso, realiza nesta quinta-feira (11/9) o 3º Encontro das escolas do Legislativo e dos Tribunais de Contas da Região Norte.
O evento ocorre nos dias 11 e 12 de setembro de 2025, na sede da escola do Legislativo Senador José Lindoso, e é promovido pela Diretoria Regional Norte da Associação Brasileira das escolas do Legislativo e de Contas (Abel), em parceria com a Aleam.
A abertura oficial será às 9h, no auditório Senador João Bosco, com a Conferência Magna “educação e inovação tecnológica: Oportunidades e Desafios no Norte do Brasil”, ministrada pela professora doutora Alzira Miranda de Oliveira, presidente do Crea e docente do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UNIÃO Brasil), destacou a importância do evento e afirmou ser uma honra para a Assembleia receber o encontro.
“Esse é um espaço fundamental de troca de experiências, formação e inovação, que reforça o compromisso das instituições com a democracia e com a melhoria da gestão pública. Tenho certeza de que os debates e atividades realizados aqui vão contribuir de forma significativa para o fortalecimento da Cidadania e para o aprimoramento das nossas práticas no serviço público”, afirmou.
De acordo com a diretora da Região Norte da Abel, Gabriela Silva, do Pará, todas as Assembleias Legislativas e Tribunais de Contas da região confirmaram participação.
“Estamos no 3º Encontro das escolas do Legislativo da Região Norte. O primeiro foi realizado na Assembleia Legislativa do Pará e o segundo ocorreu de forma virtual, por conta das eleições municipais. Estamos com uma grande expectativa no Amazonas, devido ao trabalho da escola do Legislativo da Aleam, que tem resultados reconhecidos em todo o Brasil”, destacou.
Gabriela Silva ressaltou ainda a relevância da realização do evento em Manaus. “A escola do Legislativo Senador José Lindoso tem se destacado no cenário nacional. Queremos iniciar um momento de troca de experiências, de aprendizado e de fortalecimento da educação legislativa e da educação cidadã na nossa região. Realizamos os encontros regionais justamente para valorizar o papel das escolas do Legislativo e dos Tribunais de Contas no Norte”, disse.
O diretor da escola do Legislativo Senador José Lindoso, Jander Lasmar, também enfatizou a importância do evento. “Esse é um encontro que a Abel realiza todos os anos e, em 2025, será em Manaus, em comemoração aos 20 anos da nossa escola do Legislativo. Será uma oportunidade para debater educação legislativa e, acima de tudo, a importância dessa educação para a sociedade em geral. Vamos trocar experiências e fortalecer ainda mais nossa atuação”, ressaltou.
A pedagoga da escola do Legislativo, Jacy Braga, destacou que a expectativa é de que o evento gere novos conhecimentos e propostas para a região.
“Dessa vez, teremos uma mesa destinada à apresentação das experiências das escolas dos outros estados, e a escola do Legislativo José Lindoso vai apresentar o Parlamento Jovem, que já envolveu um número expressivo de estudantes. Por isso, priorizamos esse programa para a apresentação. Também haverá espaço para as demais escolas mostrarem seus projetos”, afirmou.
Programação completa
11 de setembro (quinta-feira)
8h30: Credenciamento e café da manhã
9h: Solenidade de abertura
9h45: Palestra Magna com Profa. Dra. Alzira Miranda
11h: Painel 1 – Experiências Transformadoras de educação para a Democracia
14h: Painel 2 – Educar para Sustentar
16h: Lançamento da Cartilha dos ODS da Abel
12 de setembro (sexta-feira)
8h30: Painel – Cidadania e educação para os direitos humanos
9h30: Coquetel
9h45: Laboratório de Ideias – Conexão Norte
11h30: Apresentação de Resultados – Dinâmica de Cocriação
12h: Encerramento oficial com leitura da Carta de Manaus