Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Esporotricose: FVS-RCP participa de Audiência Pública na Aleam sobre enfrentamento à doença no Amazonas

19 de fevereiro de 2024
Compartilhar

A audiência faz parte do Grupo de trabalho (GT) sobre Esporotricose no Amazonas, no qual a FVS-RCP faz parte

Fotos: Girlene Medeiros/FVS-RCP

A Secretaria de Estado de saúde do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), participou, nesta segunda-feira (19/02), da primeira Audiência Pública sobre Esporotricose no Amazonas no Contexto da saúde Única, no Plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em Manaus.

A audiência faz parte do Grupo de trabalho (GT) sobre Esporotricose no Amazonas, no qual a FVS-RCP faz parte. Na Aleam, a iniciativa ocorreu por meio da Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas, coordenada pela deputada estadual Joana Darc (UB).

“Essa audiência pública visa traçar metas e, de forma conjunta, unindo forças, dar essa garantia de combate à essa doença. A esporotricose é uma zoonose e deve ser combatida pelo poder público e pelo poder privado também”, destaca a deputada estadual Joana Darc.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatiza que a FVS-RCP é uma das instituições que fortalece o enfrentamento à esporotricose no Amazonas. “A esporotricose é uma doença que acomete tanto animais como humanos. Então, enquanto Vigilância em saúde, estamos fortalecendo a REDE de saúde com capacitações, orientações técnicas por meio de notas técnicas conjuntas e divulgações sobre o cenário e prevenção da doença à população por meio de ações de comunicação em saúde”, destaca Tatyana.

Fotos: Girlene Medeiros/FVS-RCP

A audiência incluiu na programação a apresentação do cenário epidemiológico da doença em humanos no Amazonas pelo responsável de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo. “A esporotricose é um tema muito importante para trazer informações para a população e para profissionais de saúde por meio de audiência pública. E assim desenvolver políticas públicas para combater essa doença”, disse Alexsandro.

A diretora de Vigilância Ambiental, Epidemiológica, Zoonoses e de saúde do trabalhador da Secretaria Municipal de saúde (Semsa) de Manaus, Marinélia Ferreira, ressalta que a audiência pública fortalece o combate à doença.

“Trazer a temática da esporotricose para uma audiência pública é extremamente salutar para a nossa população, porque reúne o momento em que os profissionais de saúde, os pesquisadores, as instituições que fazem trabalhos de combate ou de estudo sobre a questão da esporotricose humana e animal trazem esse assunto para que as pessoas tenham mais esse discernimento e esclarecimento sobre o tema”, disse Marinélia.

Esporotricose humana

No Amazonas, de janeiro até o dia 15 fevereiro de 2024, foram notificados 108 casos de esporotricose humana, sendo 76 confirmados e 21 estão em investigação. Não há óbitos relacionados à doença. Os casos confirmados correspondem a pessoas residentes em Manaus (74), Presidente Figueiredo (1) e Careiro (1).

Esporotricose animal

Em Manaus, de janeiro a novembro de 2023, conforme a Semsa Manaus, foram notificados 2.240 casos de esporotricose animal, sendo 1.998 confirmados. Foram registradas 450 eutanásias/óbitos. A maior quantidade de animais é gatos (98,7%), seguidos de cães (0,8%). Os animais envolvidos são, em maioria (68%), machos.

Sobre a esporotricose

A esporotricose é uma infecção por fungos do gênero Sporothrix, que vive naturalmente no solo, em cascas de árvores e na vegetação em decomposição, podendo infectar humanos, gatos, cães e outros mamíferos.

A transmissão para humanos ocorre pela implantação do fungo na pele ou mucosa, por meio de contato com espinhos, palha ou lascas de madeira que estiveram em contato com vegetais em decomposição contaminados pelo fungo. Em caso de suspeita de esporotricose humana, procurar uma unidade de saúde.

Os animais podem transmitir a doença para humanos e outros animais por meio de arranhadura, mordedura ou lambedura e pelo contato com secreções respiratórias e lesões na pele e mucosas. Em caso de suspeita de esporotricose animal, a orientação é levar o animal ao veterinário, com urgência.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Defesa Civil do Amazonas promove capacitação dos municípios que participarão da simulação do sistema Defesa Civil Alerta

1 de setembro de 2025
Amazonas

Ciranda Tradicional conquista o título de campeã do 27º Festival de Cirandas de Manacapuru

1 de setembro de 2025
Amazonas

Amazonense é convocado para o Campeonato Mundial de Atletismo em Tóquio

1 de setembro de 2025
Amazonas

Centros de Convivência reforçam cuidado com a saúde mental em abertura do ‘Setembro Amarelo’

1 de setembro de 2025
Amazonas

Prosai terá usina de asfalto própria para acelerar ainda mais as obras em Parintins

1 de setembro de 2025
Amazonas

Agosto: focos de calor no Amazonas caem ao nível mais baixo desde 2011 e desmatamento diminui

1 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual