Nesta quarta-feira (6/3), no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, a Escola do Legislativo Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) abriu oficialmente o ano letivo de 2024. O evento foi marcado pela aula magna do analista judiciário do Tribunal Regional do Amazonas (TRE/AM) e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), Leland Barroso de Souza, com o tema “Sistemas Eleitorais e Coeficiente Eleitoral”.
O diretor da Escola do Legislativo, professor Jander Lasmar, participou do evento e ressaltou a importância da palestra para os servidores públicos e sociedade em geral, uma vez que se trata de um ano eleitoral.
“A abertura oficial do ano letivo da Escola do Legislativo traz um convidado e um tema extremamente relevante, afinal, neste ano, os cidadãos eleitores comparecerão às urnas para eleger candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito, bem como vereadores que atuarão na Casa Legislativa do município de Manaus. Estamos honrados com a presença do palestrante Leland Barroso, que aceitou nosso convite”, enfatizou.
O analista do TRE/AM discorreu sobre a história do voto, da democracia e os desafios no cenário atual. Citando o filósofo Thomas Hobbes, explicou como a organização da sociedade funcionava e para onde ela iria, e seguiu com os temas da palestra, abordando os sistemas eleitorais majoritário e proporcional.
“Enquanto o sistema majoritário é simples e direto, onde o candidato com mais votos, vence, o proporcional, este criticado por muitos, tem uma certa peculiaridade, pois o candidato depende de fatores externos para se eleger. De qualquer forma, falar sobre sistemas eleitorais sempre é motivo de debates calorosos em todo o Brasil”, comentou Leland.
Participando da palestra, o procurador aposentado da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Alcebíades Oliveira, declarou que o conhecimento adquirido hoje trouxe clareza para os participantes.
“Com muita leveza e domínio do assunto, o palestrante teve uma didática que fez com que todos compreendessem um assunto tão complexo como o de sistemas e coeficiente eleitorais”, parabenizou.