A ação fez parte da celebração dos 42 anos do município e beneficiou, aproximadamente, 700 famílias
Foto: Emerson Martins/Sepror
Para alavancar a agricultura familiar e a piscicultura no município de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável (Idam), realizou, no último sábado (30/03), diversas ações de fomento, entre elas se destacam: entregas de mudas, alevinos e documentos rurais, beneficiando mais de 295 produtores rurais daquela região, além de aproximadamente 500 famílias de instituições socioassistenciais com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
As entregas foram realizadas pelo governador Wilson Lima, que reassaltou que aquela região se destaca com o potencial produtivo de laranja e de peixe em cativeiro.
Por meio da Sepror, os investimentos chegam a R$ 380 mil, aproximadamente, e incluem apoio à Feira da Piscicultura e entregas de: 900 mudas de café e 900 de citros (laranja e limão) para 60 produtores; 20 kits pescador; 15 mil alevinos de tambaqui; dois kits de casas de farinha para obSindicato dos Trabalhadores Rurais de Agricultores e Agricultoras Familiares (Straaf) e o Sindicato de Rio Preto da Eva, contendo dois fornos de 75º e 55º, prensa, cevador e motobomba de 5CV.
Fotos: Emerson Martins/Sepror
“O objetivo principal é sempre conseguirmos atender o maior número de produtores possíveis, isso sempre pensando em fortalecimento do setor primário no estado do Amazonas. Desde 2019 o Governo do Amazonas vem investindo muito forte no setor primário e além disso a gente também é o estado que mais compra da agricultura familiar”, acrescentou o titular da Sepror, Daniel Borges”.
A agricultora Fernanda Rodrigues, 28, atua na produção de macaxeira com sua família em Rio Preto da Eva. “Eu fico feliz em saber que a minha produção está indo para famílias em situação de vulnerabilidade, porque é uma coisa que eu produzo e vai ajudar outras famílias a se alimentarem”, completou.
Através do PAA, a Sepror entregou 3,5 toneladas de alimentos a instituições sociais por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), adquiridos de produtores rurais do município, como verduras e legumes (mamão, abóbora, macaxeira, laranja, couve e banana). As instituições contempladas foram a Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae/Rio Preto da Eva; Unidade Hospitalar Tomé Raposo Medeiros; e a Associação dos Idosos (Airpe).
Fotos: Emerson Martins/Sepror
Entre as entregas realizadas pelo governo, por meio do Idam, estão 200 Cartões do Produtor Primário (CPP), 16 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF) e 25 Cadastros de Criadores de Abelha sem Ferrão, documento indispensável para o exercício da meliponicultora.
Na ação, foram entregues, ainda, R$ 581 mil em crédito rural a 18 produtores. O valor é fruto de projetos de crédito elaborados por técnicos da Unidade Local (UnLoc) Idam/Rio Preto da Eva, aprovado pela agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), a responsável pela concessão do recurso.
Foto: Emerson Martins/Sepror
“Essa é uma iniciativa que, sem dúvida, reflete o compromisso do governador Wilson Lima com o setor primário amazonense. Diante disso, o Idam não tem medido esforços para levar assistência técnica e extensão rural (Ater) ao produtor, com a elaboração de projetos de crédito, regularização de documentos, orientações, entre outros serviços indispensáveis à categoria”, pontuou o chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) do Idam, Orleidson Sales.