Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

No 18 de maio, Aleam faz balanço de leis voltadas para proteção das crianças e adolescentes

18 de maio de 2024
Compartilhar

Neste sábado, 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Por isso, o quinto mês do ano é dedicado para intensificar ações voltadas ao combate à violência contra essa parte da população.

Buscando reforçar políticas e atividades nesse campo, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) produz matérias para conscientização sobre violência sexual contra as crianças e adolescentes como a Lei nº 5.008/2019, da deputada Joana Darc (UB), que instituiu a Semana Estadual de Esclarecimento sobre a Exploração, o Abuso e a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Darc também é autora da Lei nº 5.136/2020, que torna obrigatória a fixação de placas referentes a denúncias de crime de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em locais de frequentação infantil.

Prioridade

Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apenas entre os anos de 2016 e 2020, cerca de 180 mil crianças e adolescentes sofreram violência sexual no Brasil e 35 mil foram mortas de forma violenta.

Com esse cenário, a Assembleia Legislativa aprovou a Lei nº 6.555/2023, de autoria da deputada Mayra Dias (Avante), estabelecendo prioridade nas investigações para apuração de crimes de abuso e/ou exploração sexual que tenham como vítimas crianças e/ou adolescentes no Amazonas.

“Sabemos que muitos dos agressores são contumazes na prática desse tipo de crimes”, destaca Mayra Dias, completando que “a celeridade na investigação e na identificação do agressor é fundamental para que ele seja responsabilizado e não faça mais vítimas na sociedade”.

A deputada também é autora da Lei nº 6.588/2023, que trata da criação do programa de esclarecimento e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas escolas públicas e privadas do Estado.

A finalidade do programa é fornecer informações adequadas sobre a exploração sexual, seus sinais e consequências, além de disseminar conhecimentos sobre a legislação vigente e os direitos das crianças e adolescentes.

“A capacitação dos profissionais da educação também é essencial para que possam atuar de forma efetiva na prevenção e identificação de casos de exploração sexual, bem como no encaminhamento adequado das denúncias”, explica a parlamentar.

Projeto de Lei

O Projeto de Lei (PL) nº 49/2024 institui no calendário oficial do estado o “Maio Laranja”, dedicado ao enfrentamento da violência sexual contra as crianças e os adolescentes.

De autoria da deputada Débora Menezes (PL), a propositura prevê a realização de atividades visando a conscientização, orientação, prevenção e combate ao abuso e exploração sexual da criança e do adolescente.

“Promover ações de prevenção e combate à violência sexual contra esse público é fazer valer o princípio da ‘Prioridade Absoluta’, posto pela Carta Magna e defender a infância, dada à relevância dos primeiros anos no desenvolvimento do ser humano”, aponta a deputada.

 

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual