O vereador William Alemão (Cidadania) cobrou novamente, nessa terça-feira, (04/06), a reforma na feira do bairro Santo Antônio, zona oeste, durante aparte ao discurso do vereador Rodrigo Guedes (Progressistas), sobre o tema, na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Seis meses após o incêndio que destruiu totalmente 12 boxes, dos 19 atingidos pelo fogo, o espaço continua sem ser recuperado pela Prefeitura de Manaus.
Em sua fala, William destacou as inúmeras solicitações, entre Requerimentos e Indicações enviadas às secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf); de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); e de Limpeza Urbana (Semulsp), voltadas a melhorias na feira municipal. Uma delas, de agosto de 2021, feita em conjunto com o vereador Rodrigo Guedes, já solicitava a reforma do espaço.
“Essa reivindicação foi entregue em mãos, ao então secretário da Semacc, Renato Júnior, que afirmou que a reforma da feira já contava com projeto e orçamento, e que os trabalhos seriam executados até 2022. Estamos em 2024, a feira passou por um incêndio e as obras não iniciaram”, observou William.
Para ele, tanto Renato Júnior, atual titular da Seminf, quanto o da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves, mentem sobre os prazos e serviços que devem ser executados, e que são constantemente cobrados, como a feira do bairro Santo Antônio, e a recuperação no trecho da avenida Topázio e da comunidade Pingo D’água, localizadas no bairro Jorge Teixeira, zona leste, que desabou em março do ano passado, vitimando oito pessoas.
“A pior coisa que tem é um secretário e o prefeito subirem numa tribuna e falar que está tudo certo, que a reforma da feira seria em 2021, depois em 2022. Estamos em 2024, ocorreu um incêndio na feira, uma tragédia na avenida Topázio, e absolutamente nada foi feito”, disse Alemão.
Esporte – Ainda na sessão dessa terça-feira, o vereador William Alemão também comentou sobre a falta de compromisso, por parte do Executivo Municipal, com o esporte, em um aparte ao vereador Elissandro Bessa (PSB), sobre a pista de bicicross (BMX Racing), no conjunto Osvaldo Frota, no bairro Cidade Nova, zona norte.
Segundo William, o bicicross não é o único esporte olímpico que a prefeitura trata com descaso em Manaus, se referindo ao skate. Segundo ele, a Fundação Manaus Esporte (FME), não tem prioridades. Para ele, a FME inventa desculpas ao alegar que não tem orçamento, não tem recursos para investir em quadras.
“Levei ao conhecimento da FME um projeto para angariar recursos, vindos de Brasília. Bastava fazer o cadastro, mas acabaram perdendo o prazo. Diariamente nossos jovens são cooptados pelo crime, por não terem opções de esporte na cidade”, concluiu.
Texto e foto – Assessoria de Comunicação do vereador
Recuperação da feira do Santo Antônio é cobrada novamente por William Alemão Câmara Municipal de Manaus.