Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

No Dia do Meio Ambiente, Governo do Amazonas fomenta bionegócios em conferência internacional do BID

5 de junho de 2024
Compartilhar

Vice-governador Tadeu de Souza faz abertura oficial da conferência LAC Flavors 2024 – Edição Amazônia, realizada pela primeira vez no Brasil

Foto: Ricardo Machado / Secretaria-Geral da Vice-governadoria

O Governo do Amazonas está fomentando a consolidação de negócios inovadores e sustentáveis a partir de ativos da floresta em pé. Nesta quarta-feira (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, o vice-governador do Estado, Tadeu de Souza, abriu a programação da LAC Flavors 2024, maior rodada de negócios do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na América Latina e Caribe para o setor de alimentos e bebidas.

O evento, que está em sua 12ª edição, ocorre no Brasil pela primeira vez e está sendo realizado no Studio 5 Centro de Convenções, localizado no Distrito Industrial I, zona sul de Manaus.

A iniciativa, apoiada pelo Governo do Amazonas, é do BID em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), do Governo Federal.

Aos mais de 500 participantes, entre empresas fornecedoras e compradoras, de diversos países, o vice-governador destacou que o Amazonas está preparado para receber investimentos em bionegócios. Para Tadeu de Souza, a conferência é uma oportunidade de mostrar ao mundo a capacidade do Amazonas de consolidar modelos de negócios e produzir em larga escala usando insumos da região.

“Esse evento dá visibilidade ao Amazonas, à cidade de Manaus e dá mostra da importância e do quanto somos um celeiro, um almoxarifado aberto, com a capacidade de produzir em escala industrial insumos alimentícios e ser uma marca de liderança no mundo, uma marca vinculada ao Brasil, uma marca vinculada à Amazônia”, ressaltou o vice-governador.

Foto: Ricardo Machado / Secretaria-Geral da Vice-governadoria

Oportunidades

A LAC Flavors 2024 – Edição Amazônia segue até esta quinta-feira (06/06) com realização de palestras, seminários e rodada de negócios no estilo matchmaking. De acordo com o BID, o objetivo central é expandir e fortalecer o comércio para as pequenas e médias empresas do setor, gerando novas oportunidades de negócios e proporcionando espaços de aprendizagem.

Ao todo, mais de 260 pequenas e médias empresas (produtores ou distribuidores de alimentos e bebidas) de 23 países da América Latina e Caribe participam do evento. Além disso, estão presentes mais de 80 compradores internacionais do ramo, de 29 países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Bélgica, Israel e Polônia.

O representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, destacou o papel do Amazonas no cenário internacional de negócios sustentáveis.

“A proposta aqui é realizar e potencializar os negócios tradicionais amazônicos que têm temperos, ingredientes e uma comida ímpar. Essa feira que o BID organiza há muitos anos, essa é a 12ª edição, trazê-la para o coração do Amazonas é muito relevante para fomentar os negócios e, por sua vez, fomentar a sustentabilidade e manter a floresta em pé”, enfatizou.

Este ano, o destaque da programação é uma sessão especial com chefs de renome mundial, locais e internacionais, que vão explorar os ingredientes amazônicos para evidenciar o potencial da biodiversidade local. O gerente do setor de Comércio e Integração do BID, Fabrizio Opertti, afirmou que o evento deve gerar quase três mil reuniões de negócios bilaterais.

“Temos aqui o potencial da oferta exportável amazônica. E vinculado à gastronomia, temos chefs internacionais que vieram de todas as partes do mundo para ver essa oferta gastronômica e exportável amazônica. Há sessões técnicas de certificação de plataformas digitais para exportação, diferentes temas que são determinantes para o comércio internacional para uma Amazônia sustentável”, declarou.

Foto: Ricardo Machado / Secretaria-Geral da Vice-governadoria

Participantes

Além dos vice-governador e dos representantes do BID, a abertura do evento também teve a participação da diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza, e da secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Renata Amaral.

Estiveram presentes, ainda, o presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Ian Ribeiro; os secretários-executivos de CT&I, Jeibi Medeiros, e de Relações Institucionais, Tayana Rubim, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), e a subcoordenadora administrativo-financeira da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Daniella Jaime.

O post No Dia do Meio Ambiente, Governo do Amazonas fomenta bionegócios em conferência internacional do BID apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Governo do Amazonas
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Na 23ª Semana Nacional de Museus, Governo do Amazonas tem programação com foco na valorização da cultura

9 de maio de 2025
Amazonas

Mães que ajudam outras mães: Doação de leite humano salva 2 mil recém-nascidos no estado

9 de maio de 2025
Amazonas

FVS-RCP firma parcerias com instituições de ensino superior e fortalece estágio acadêmico sobre vigilância em saúde

9 de maio de 2025
Amazonas

UTI Neonatal do Instituto Dona Lindu adota extração de leite materno à beira do leito para fortalecer vínculo entre mãe e bebê

9 de maio de 2025
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu no bairro Flores

9 de maio de 2025
Amazonas

Seap e TJAM iniciam diagnóstico participativo para elaboração do Plano Pena Justa do Amazonas

9 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual