Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Aprovado Projeto de Lei do deputado Comandante Dan que auxilia no combate aos incêndios florestais

19 de junho de 2024
Compartilhar

Na votação desta quarta-feira (19/6), o Poder Legislativo Estadual aprovou três Projetos de Lei de autoria do deputado Comandante Dan (Podemos). O principal deles foi o PL n º 860/2023, que institui diretrizes de prevenção, pronta-resposta e combate a incêndios e de ações humanitárias em catástrofes, e estabelece a criação dos Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIPs).

“O projeto foi desenhado a partir da emergência ambiental que enfrentamos em 2023 tendo um diagnóstico das deficiências do aparelho público. Estaremos dotando 21 municípios do Amazonas à realização de prevenção e combate a sinistros e estabelecendo novas formas de alerta e de governança de crises”, declarou o parlamentar. Antes de ser apresentada, a proposta de legislação também foi submetida à análise do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.

Outro PL importante, de autoria do deputado e aprovado pelo coletivo dos parlamentares, foi o nº 754/2023, que dispõe sobre controle e fiscalização das atividades que perturbem o sossego e o bem-estar público.

Também na votação, foi aprovado o PL nº 163/2024, de autoria do deputado, que declara de utilidade pública, a Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

Veto e utilidade pública

O veto total n º 35/2024, emitido pelo Executivo ao Projeto de Lei nº 950/2023, de autoria do Deputado Comandante Dan, foi mantido. A proposta do PL era alterar o nome da avenida do Turismo para avenida Governador Amazonino Armando Mendes. A argumentação para o veto foi da competência exclusiva das prefeituras à nomeação de ruas.

O parlamentar defendeu o PL, mostrando que a avenida do Turismo é uma estrada estadual, a AM-450, que se interliga ao acesso a três municípios e, por essa razão, o veto seria inadequado. Ele citou a Resolução nº 003/2016 do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-AM), que prova a característica de rodovia estadual à via. Apesar de vários deputados terem se manifestado e votado pela derrubada, o veto foi mantido.

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual