Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Estiagem 2024: Sema Amazonas faz levantamento de necessidades para atender Unidades de Conservação

21 de junho de 2024
Compartilhar

Diagnóstico visa criação de protocolos de atendimento e suporte a moradores das áreas protegidas do Estado

FOTO: Alex Pazuello e Diego Peres/SECOM

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) apresentou, nesta quinta-feira (20/06), um diagnóstico completo da situação das Unidades de Conservação Estaduais, em decorrência da estiagem deste ano. A proposta é que o mapeamento identifique as principais necessidades e resultem em protocolos de atendimento aos moradores das áreas protegidas.

Ao todo, 13 Unidades de Conservação (UC) apresentaram riscos para o período, que deve ser adiantado em 30 dias e os impactos sentidos já a partir do mês de julho. Nas UC, 245 comunidades devem ser diretamente impactadas por falta de acessibilidade, falta d’água ou de abastecimento de alimentos.

O diagnóstico foi apresentado durante reunião na sede do Governo do Amazonas, quando o governador Wilson Lima reuniu 30 secretarias e órgãos estaduais para tratar das ações no enfrentamento à estiagem 2024 e combate às queimadas. Durante o encontro, foram apresentados os trabalhos já em andamento e o planejamento estadual para os próximos dois meses.

“Desde fevereiro, a SEMA, por meio dos gestores das Unidades de Conservação, realiza esse levantamento in loco, para mapear junto aos comunitários quais são as demandas prioritárias de cada comunidade. Nós já estamos antecipando ações de apoio nas UC de maior risco e estaremos nesse atendimento ao longo de todo o período de estiagem”, disse o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

FOTO: Alex Pazuello e Diego Peres/SECOM

O mapeamento detalhado realizado pela SEMA será entregue para a Defesa Civil do Amazonas, que apoiará a logística de atendimento nas áreas protegidas prioritárias. “Nós também estamos em articulação com outros parceiros privados e a sociedade civil organizada, para atender as comunidades e mitigar os impactos da estiagem neste ano”, completou a secretária-adjunta de gestão ambiental da SEMA, Fabrícia Arruda.

FOTO: Alex Pazuello e Diego Peres/SECOM

Ações antecipadas

Em um trabalho conjunto com a Defesa Civil do Amazonas, 10 comunidades em três Unidades de Conservação – sendo elas as Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Amapá, Rio Madeira e Igapó Açú – receberam kits do projeto Água Boa. A ação levou benefício direto para 547 famílias, sendo 312 moradoras das comunidades e 235 de localidades vizinhas.

Além disso, foram distribuídos 400 filtros e 60 caixas d’água, fruto de uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e apoio financeiro da UNIÃO Europeia. Os materiais foram distribuídos para 33 comunidades em Unidades de Conservação, com benefício para 853 famílias, que estavam em risco devido à falta de abastecimento de água.

“A filtragem da água tem um papel importante que tem impacto na saúde. E estamos com monitoramento permanente, em especial nas áreas já definidas como áreas de risco”, ressaltou o secretário da SEMA, Eduardo Taveira.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Capa, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Hospital Delphina Aziz alcança a marca de 200 transplantes renais realizados, triplicando a oferta do procedimento no estado

31 de julho de 2025
Amazonas

Trânsito Seguro: FVS-RCP leva prevenção ao pit stop para motociclistas no Sambódromo de Manaus

31 de julho de 2025
Amazonas

Lançamento do livro “Mulheres em Cena: As Crews de B-Girls no Amazonas” acontece na Galeria do Largo

31 de julho de 2025
Amazonas

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de homem que desapareceu no bairro Cidade de Deus

31 de julho de 2025
Amazonas

“Esse documento é muito importante para mim”, diz moradora do Conjunto Carlos Braga ao receber título definitivo do imóvel

31 de julho de 2025
Amazonas

Detran-AM e Abraciclo iniciam pit stop educativo para motociclistas nesta quinta-feira

31 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual