As obras de recuperação de um trecho da rua Topázio, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona leste, foram novamente cobradas nesta segunda-feira (24/06), pelo vereador William Alemão (Cidadania), durante pronunciamento na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Na ocasião, o vereador apresentou um Plano de Obras e Serviços 2023, do Executivo Municipal, que dá a via como recuperada.
No dia 12 de março do ano passado, um trecho da rua desabou atingindo a comunidade Pingo d’água, resultando na morte de oito pessoas, famílias desabrigadas e nenhuma obra de recuperação na área.
“Fizemos uma Audiência Pública neste ano, com os moradores da rua Topázio e da comunidade Pingo D’água, que afirmaram que nenhum serviço foi feito lá. Mas a página 24, do Plano de Obras e Serviços 2023 da prefeitura cita a rua como recuperada. Alguém pode explicar onde estão essas obras?”, questionou o parlamentar, ao pontuar trecho do documento que cita a via como uma das 17 contempladas com obras pelo Executivo Municipal.
Promessas – O vereador também chamou atenção para o fato de que durante a Audiência Pública, realizada no dia 14 de maio, os moradores foram unânimes em afirmar que as equipes que estiveram no local se limitaram apenas a instalar tapumes no local.
Na ocasião, o titular da Secretaria Municipal de Habitação (Semhaf), Jesus Alves, afirmou que dentro de 15 dias, contando a partir daquela data, e conforme informações repassadas a ele pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), as obras na área afetada pelo desmoronamento teriam início, o que não aconteceu até o momento.
Ainda durante a audiência, Jesus Alves também informou que os moradores atingidos diretamente pelo deslizamento e os que moram no entorno deverão ser contemplados com uma das 1.059 unidades populares previstas para serem construídas com recursos do Governo Federal. A lista com os nomes dos contemplados foi cobrada pelo vereador William Alemão.
“O secretário precisa respeitar esta Casa. Não se pode subir numa tribuna, fazer alegações e simplesmente não cumpri-las. Os moradores da rua Topázio merecem uma explicação”, concluiu.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM