Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Deputados apresentam Projetos de Lei voltados à proteção de crianças e adolescentes

27 de junho de 2024
Compartilhar

Nesta quinta-feira (27/6), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) abordou uma pauta de tramitação ordinária que incluiu 28 proposituras. O compromisso com o fortalecimento da rede de proteção às crianças e adolescentes foi reforçado com a apresentação de projetos sobre o tema.

O Projeto de Lei (PL) n° 432 de 2024, apresentado pelo deputado Rozenha (PMB), propõe a criação da Política Estadual de Proteção a Crianças contra Brincadeiras Nocivas e Desafios Perigosos nos Ambientes Virtuais. Esta política será realizada anualmente na primeira semana de junho, com o objetivo de prevenir, identificar e combater práticas que coloquem em risco a integridade física e mental de crianças e adolescentes.

Segundo Rozenha, na era digital, crianças e adolescentes são frequentemente expostos a ambientes virtuais que, apesar de oferecerem inúmeras oportunidades de aprendizado e interação, também apresentam riscos significativos. Brincadeiras nocivas e desafios perigosos têm se tornado mais comuns, resultando em sérios danos físicos e psicológicos para os jovens.

“Nossa proposição busca preencher uma lacuna na legislação estadual, estabelecendo as bases e diretrizes para a regulamentação, pelo Poder Executivo, de modo a prevenir e combater essas práticas prejudiciais”, afirmou Rozenha.

Ele explicou ainda que a escolha pelo mês de junho se deve ao fato de ser o período que antecede as férias escolares do meio do ano, quando o público-alvo fica mais exposto às atividades on-line.

Já o PL n° 439 de 2024, de autoria do deputado Wilker Barreto (Mobiliza), cria a Campanha “Não Espere 24 Horas”, visando divulgar a Lei Federal 11.259 de 2005, que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), determinando a investigação imediata do desaparecimento de crianças e adolescentes após a sua notificação aos órgãos competentes.

De acordo com o PL, cópias da lei deverão ser expostas em locais visíveis nos espaços dos Conselhos Tutelares, Delegacias Policiais, Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, escolas da rede pública estadual, portos, aeroportos e empresas de transporte público.

A lei federal, também conhecida como “Lei da Busca Imediata”, destaca Barreto, chama atenção para o fato de que muitas pessoas ainda desconhecem que não é preciso esperar 24 horas para registrar o desaparecimento de crianças e adolescentes.

“É fato que a solução dos casos de desaparecimento ocorre com muito mais rapidez quando a investigação é iniciada logo após a ocorrência, influenciando nos seus resultados”, explica o deputado.

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual