Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

FVS-RCP realiza distribuição estratégica e antecipada de hipoclorito de sódio para 28 municípios afetados pela estiagem

13 de agosto de 2024
Compartilhar

Municípios fazem parte da calha dos rios Alto Solimões, Juruá, Madeira e Purus

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em saúde do Estado do Amazonas (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM), realiza a distribuição estratégica de frascos de hipoclorito de sódio, voltado para o tratamento de água para consumo humano, para 28 municípios que estão enfrentando, por primeiro, os principais efeitos da estiagem no estado.

Para a iniciativa, a FVS-RCP fortalece a gestão dos insumos com antecipação e planejamento, visando que comunidades do interior do estado mais afetadas recebam os recursos e o suporte necessários, em conjunto com secretarias municipais de saúde, para reduzir os impactos da estiagem.

Por ocasião da estiagem de 2024, foram encaminhados 160 mil frascos da solução para 28 municípios nas calhas dos rios Juruá, Purus, Madeira e Alto Solimões. De janeiro a julho, o total de unidades distribuídas é de 4 milhões de frascos. A distribuição de hipoclorito de sódio é realizada ao longo do ano para também fortalecer o enfrentamento à cheia dos rios.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o gerenciamento das unidades de hipoclorito de sódio é realizado de forma planejada, alinhando o estoque às necessidades específicas de cada município. “Além da gestão e monitoramento do uso do hipoclorito de sódio, a FVS-RCP segue em contato com os municípios de forma atenta para as necessidades de estoques municipais”, destaca.

Diante da estiagem, a antecipação da distribuição é estratégica e voltada para atender aos municípios que apresentam os impactos da estiagem por primeiro no estado. “A antecipação ocorre para que possamos minimizar os impactos na saúde, com o nível dos rios cada vez mais baixos, por ocasião da estiagem”, disse a gerente de Recursos Não-Biológicos do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Raiane Aila.

Municípios

Os municípios que receberam, de forma antecipada, as 160 mil unidades de hipoclorito de sódio por ocasião dos impactos da estiagem no nível dos rios foram: Apuí, Amaturá, Atalaia do Norte, Borba, Benjamin Constant, Beruri, Boca do Acre, Carauari, Canutama, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Juruá, Lábrea, Manicoré, Nova Olinda do Norte, NOVO Aripuanã, Pauini, Santo Antonio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tonantins e Tapauá.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Missão do BID destaca avanço das obras do Prosamin+, em Manaus

20 de agosto de 2025
Amazonas

Avanço da Telessaúde no interior é um dos destaques do Relatório Quadrimestral da SES-AM apresentado na Aleam

20 de agosto de 2025
Amazonas

Pesquisa em Saúde: FVS-RCP impulsiona produção científica no Amazonas com a 10ª Jornada do Paic

20 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Estado realiza obras de recuperação do sistema viário em Coari, pelo Programa Asfalta Amazonas

20 de agosto de 2025
Amazonas

Detran-AM entrega 200 kits de segurança para mototaxistas no município de Jutaí

20 de agosto de 2025
Amazonas

Boa Vista dos Ramos recebe a 16ª expedição de saúde do Barco Hospital São João XXIII

20 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual