Aprovado por unanimidade, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira, (13/8), o Projeto de Lei nº 697/2023 de autoria do deputado estadual Mário César Filho (UB), que institui programa de acolhimento e apoio psicossocial às famílias de pessoas desaparecidas em todo o Estado.
De acordo com os últimos dados nacionais do Disque 100, o Amazonas registrou um aumento significativo no número de pessoas desaparecidas, sendo 75% das vítimas crianças e adolescentes. Embora a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) ofereça suporte nas investigações e buscas, até então não havia um programa específico de apoio psicológico voltado às famílias que enfrentam a ausência e a angústia de procurar por uma pessoa.
“O desaparecimento de um ente querido traz uma dor imensa, e muitas vezes, as famílias enfrentam essa angústia sozinha. Agora, poderemos garantir que essas pessoas tenham acompanhamento específico para fortalecer seu psicológico com o suporte necessário do Estado”, disse, completando que o novo programa vai proporcionar atendimentos individuais e em grupo, conduzidos por profissionais altamente capacitados.
Os atendimentos serão realizados com total respeito às particularidades de cada caso, oferecendo o apoio emocional e psicológico essencial às famílias em momentos de grande dificuldade. Além disso, os atendimentos serão inteiramente gratuitos, assegurando que as famílias possam receber o apoio de que necessitam sem qualquer ônus financeiro.
“Nosso compromisso sempre será com o bem-estar das famílias amazonenses”, disse o deputado, reafirmando o compromisso em continuar liderando esforços legislativos que façam a diferença na vida da população do Amazonas, especialmente para aqueles que mais precisam de amparo e suporte.
O projeto aguarda sanção do governador Wilson Lima (UB) para ser implantado.
Para denunciar o desaparecimento de pessoas utilize o número nacional do Disque 100, ou 0800 092 6644 e 0800 092 1407.