Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

SES-AM e DPE-AM lançam projeto pioneiro no país que visa a melhoria na assistência do parto e nascimento no estado

22 de agosto de 2024
Compartilhar

O Vivo+ será implantado, inicialmente, nas maternidades Azilda da Silva Marreiro e Ana Braga, e no Instituto da Mulher Dona Lindu

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM

Com o objetivo de garantir total assistência e acolhimento às mães nas maternidades da REDE pública, a Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) e a defensoria pública do Amazonas (DPE-AM) lançaram, na quarta-feira (21/08), o projeto de Vigilância da violência Obstétrica (Vivo+). Segundo a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, o projeto é pioneiro no Brasil, e consiste em um conjunto de ações voltadas para a melhoria da qualidade na assistência ao parto e nascimento no estado.

Além da SES-AM e DPE, a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) também integra o grupo de trabalho do projeto. Nayara Maksou explicou que o Vivo+, inicialmente, será implantado em três maternidades de Manaus: na Azilda da Silva Marreiro, no bairro Cidade Nova, zona norte; Ana Braga, no bairro São José, zona leste; e Instituto da Mulher Dona Lindu, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.

“No Amazonas, defendemos um parto de qualidade e o protagonismo da mulher nesse momento muito importante da vida dela. Queremos uma mãe saudável, um recém-nascido saudável e, para isso, juntos, hoje, a SES-AM, o Governo do Estado do Amazonas e os órgãos de controle, estamos aqui para que este projeto pioneiro possa nos mostrar qual é o sentimento da mulher durante a sua assistência”, disse Maksoud.

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM

A coordenadora do Comitê de Combate à violência Obstétrica, a defensora pública Caroline Souza, destacou que o objetivo final é coletar os dados, verificar onde existem falhas que precisam ser corrigidas e corrigir a fim de melhorar a assistência obstétrica. “Com isso, evitar a mortalidade materna que é o que a gente mais quer”, disse Caroline Souza.

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM

Vivo+

O projeto Vivo+ é inovador no Brasil. Ele irá trabalhar a análise de casos de violência obstétrica, por meio de um formulário feito em uma plataforma de coleta de dados – RedCap -, que será preenchido pelas próprias pacientes assistidas nas maternidades.

A FVS-RCP será responsável pela coleta dos dados e o desenvolvimento de boletins estatísticos com indicadores específicos. Após isso, serão realizadas reuniões trimestrais para análise dos casos monitorados com a finalidade de elaborar plano de ação para a melhoria da assistência da saúde, se for o caso.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a iniciativa do projeto fortalece uma assistência mais segura, por meio das ações do Programa de Segurança do Paciente. “O monitoramento nas maternidades estaduais oferecerá um panorama epidemiológico dos casos, permitindo a identificação de ações que poderão melhorar a assistência e contribuir para a prevenção”, concluiu.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Projeto Mais Vida recebe mais de 600 materiais para fortalecimento das atividades

21 de agosto de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação e Sesc iniciam Pré-Gincana Literária em escolas da rede estadual de ensino

21 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas fortalece inclusão social pelo esporte com apoio do Pelci

21 de agosto de 2025
Amazonas

Detran-AM leva ações interativas à Ponta Negra e reforça segurança no trânsito

21 de agosto de 2025
Amazonas

Em Parintins, ADS promove qualificação de trabalhadores rurais com foco na comercialização de produtos

21 de agosto de 2025
Amazonas

Inscrições para os editais da Política Nacional Aldir Blanc são prorrogados até o dia 1º de setembro

21 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual