Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

No Dia Mundial do Cachorro, deputada Joana Darc faz campanha para adoção de animais sem raça definida e faz alerta contra os maus-tratos

26 de agosto de 2024
Compartilhar

Comemorado nesta segunda-feira (26/8), o Dia Mundial do Cachorro foi celebrado pela deputada estadual Joana Darc (UB) com uma campanha nas redes sociais para adoção de animais resgatados pela parlamentar, ao longo de sua carreira como protetora de animais no Amazonas. Joana é a política que mais protocola e tem Leis voltadas para os animais no Estado.
A data tem um papel importante na sociedade, pois além de comemorativa, serve para ampliar o debate e as políticas públicas sobre questões importantes relacionadas aos cães, principalmente os em situação de rua.
Presidente da Comissão de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), Darc pede para que a população adote animais Sem Raça Definida (SRD), os famosos vira-latas. A parlamentar apela para que a população adote os animais resgatados de seu abrigo.
“Tenho um abrigo com vários animais resgatados, a maioria Sem Raça Definida, pois são esses que, na maioria das vezes, sofrem maus-tratos e são abandonados. Todos os dias, ajudando os animais e fazendo resgate, a gente se depara com uma situação, a falta de pessoas para adotar animais SRD. Então, neste Dia Mundial dos Cachorros, adote um vira-lata”, ponderou.
Não compre, adote
Mesmo antes do início de sua caminhada na carreira política, Joana Darc defendia a adoção de animais, principalmente os SRD, trabalhando também para conscientizar sobre a comercialização de pets.
A parlamentar destaca que, em algumas situações, a pessoa que está comprando não sabe de onde vem o animal e, talvez, desconhece a existência de canis clandestinos, que utilizam cadelas como matrizes de procriação, maltratando os animais para vender suas crias.
“As pessoas compram os animais e, por muitas vezes, e isso já ouvi demais, não sabem de onde vêm. Essa é a situação de cães, tanto machos quanto fêmeas, que sofrem maus-tratos e abandono. Por isso, eu sempre digo: adote um animal, adote um Sem Raça Definida, não compre animais. Tire um animal das ruas, não financie se você não sabe de onde veio o animal”, disse.
Maus-tratos é crime
Maus-tratos é crime e, se condenado, o indivíduo pode pegar cinco anos de prisão, conforme a Lei nº 14.064/2020, com aumento das penas combinadas quando se tratar de cão ou gato.
Se comprovado o crime de maus-tratos, os responsáveis ainda deverão arcar com o tratamento médico-veterinário, de acordo com a Lei Estadual nº 5.408/2021, de autoria da deputada Joana Darc.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade solicita à Sepror ações para efetivar o ‘Selo Produto Amazonense’ e impulsionar a economia rural

20 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan destina emendas à cultura e à moda regional

20 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Cabo Maciel acompanha debate sobre atuação do Ibama e Força Nacional e manifesta preocupação com pequenos produtores rurais

20 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Mário César Filho tem 10 Projetos de Lei aprovados na Assembleia Legislativa do Amazonas

20 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Cabo Maciel parabeniza governador Wilson Lima pelo lançamento de novos editais da UEA e destaca importância do curso de Inteligência Artificial

20 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan defende a participação de ações e de capital privado na construção da segurança pública

20 de junho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual