Reunião foi conduzida pelo titular da Sedecti e presidente do Conselho Superior da Fapeam, Serafim Corrêa
Foto: Divulgação Fapeam
Os novos membros do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) foram empossados, nesta quarta-feira (28/8), para mandato de dois anos, correspondente ao biênio 2024-2026. Durante o evento, foi realizada também a 2ª Reunião Ordinária do colegiado, neste ano.
A cerimônia conduzida pelo presidente do Conselho Superior da Fapeam e titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, contou com a presença dos novos membros, da diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, da diretora técnico-científica, Márcia Irene Mavignier, da diretora administrativa-financeiro, Maria Raizidora Zurra, além da equipe técnica da Fundação.
“Agradeço a presença de todos e aproveito para dar as boas-vindas aos novos membros do Conselho Superior da Fapeam. Quero agradecer a toda equipe da Fapeam pelo belíssimo trabalho desenvolvido na instituição”, disse Serafim Corrêa ao dar início à reunião.
Foto: Divulgação Fapeam
Os novos membros são Hedinaldo Narciso Lima, Vânia Maria Thaumaturgo Siqueira Capela, Gisélle Vilela Lins Maranhão, Léo Fernando Castelhano Bruno, Sérgio Duvoisin Júnior, Marcus Vinitius de Farias Guerra, Fabiane Maia Garcia, Everton Rabelo Cordeiro, Rosana Cristina Pereira Parente e Beatriz Ronchi Telles.
Conquistas em CT&I
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, apresentou aos conselheiros um panorama dos trabalhos e atividades desenvolvidas pela instituição ao longo do ano de 2023, assim como os avanços e conquistas na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Em 2023 a Fapeam alcançou pelo quarto ano consecutivo a execução orçamentária plena.
“Os resultados conquistados pelo Amazonas representam os investimentos do Governo Wilson Lima na área de CT&I, que a vê como prioritária e estratégica para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do estado”, comentou Márcia Perales destacando também a parceria da Fapeam a com a Sedecti e instituições de ensino e pesquisa.
Perales destacou os investimentos, com recursos exclusivos do tesouro estadual, na formação de recursos humanos altamente qualificados que posicionaram o Amazonas pelo quarto ano consecutivo (2020, 2021, 2022 e 2023), como estado que mais investe na formação de mestres e doutores com bolsas, conforme pesquisa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
Foto: Divulgação Fapeam
O Amazonas também é o 2º estado no Pilar Inovação, subindo da 5ª posição (2022) para a 2ª em 2023. O estado também ocupa o 1º lugar entre as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado recentemente.
A Fapeam também está entre as cinco agências de fomento à ciência que mais financia o desenvolvimento de pesquisas sobre a Amazônia no mundo. Os dados são do artigo “A Produção Científica sobre Amazônia”, levantados pelo cientista Carlos Henrique de Brito Cruz, publicado na revista científica Elsevier, 2023.
Sobre o Conselho Superior
Entre as atividades do Conselho Superior da Fapeam está a de aprovar o Regimento Interno e respectivas alterações; definir a política geral da Fapeam, tendo em vista seus objetivos; deliberar sobre o plano de ação e o orçamento anual da Fundação, assim como sobre as eventuais modificações destes, entre outras.