Vítimas desse crime podem procurar as três unidades da Delegacia da Mulher
Foto: Victor Levy /SSP-AM
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), da Polícia Civil (PC-AM), alerta as mulheres para o chamado “estelionato sentimental”, que é uma prática criminosa onde os indivíduos se aproveitam das emoções e sentimentos das vítimas para aplicar golpes financeiros.
De acordo com a delegada titular da DECCM da zona norte, Alessandra Trigueiro, a vítima é atraída através de conversas bonitas onde o homem se apresenta como uma pessoa bem-sucedida e se mostra apaixonado.
“O estelionato sentimental é uma modalidade de estelionato onde o autor se utiliza exatamente do afeto com a vítima para praticar algum tipo de crime, como por exemplo, receber benefícios. Geralmente são questões financeiras e patrimoniais, mas principalmente a questão do sentimento em que a vítima coloca na relação e de repente ver que o objetivo era só para se apropriar de bens e valores da vítima”, explicou a delegada.
A autoridade policial ressalta que a delegacia da mulher oferece toda ajuda psicológica para mulheres que passam por esse tipo de crime. “A própria vítima se sente numa situação humilhante, ela não quer se expor porque é comum as pessoas julgarem e ela acaba não tendo a coragem de denunciar por causa disso. Nós contamos com o apoio do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), que oferece todo suporte psicológico”, disse.
Foto: Carla Albuquerque/SSP-AM
Provas contra o criminoso
Ter em mãos provas concretas que possam ajudar na investigação e prisão do criminoso é importante para garantir a condenação do estelionatário.
“Guardar os extratos de contas, fotos ou prints de mensagens dele solicitando dinheiro, contribui para a materialidade do delito. Precisamos destacar que a violência patrimonial é uma das violências previstas na Lei Maria da Penha, então a própria medida protetiva existe quando a vítima faz a denúncia ela já pode solicitar”, explicou a delegada Alessandra.
Casos
A Justiça do Amazonas registrou, neste ano, a primeira condenação pelo crime de estelionato sentimental. A vítima, que preferiu não se identificar, explicou que conheceu o homem no ano de 2021, após anunciar um veículo para venda.
“Ele foi até minha casa para ver esse veículo que eu estava vendendo e começamos a ter um contato mais forte. Começamos a trocar mensagens e nos envolver, quando ele foi falando aos poucos que precisava pagar algumas contas e que estava devendo alguns agiotas, pedia o dinheiro e falava que depois ia pagar”, disse a vítima.
A mulher e o estelionatário tiveram o relacionamento por cerca de 1 ano e seis meses, mas terminaram em razão do homem pedir valores altos. Após isso, a vítima descobriu que se tratava de um criminoso e resolveu denunciar juntando todas as provas.
Ela encorajou as mulheres para realizarem denúncias quando passarem por esse tipo de crime. “Eu gostaria de incentivar vocês para que não tenham medo, junte as provas e traga para a delegacia, como transferências bancárias, fotos, vídeos e tudo que possa ajudar vocês no processo”, ressaltou.