Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Ações internas e matérias legislativas da Aleam promovem políticas públicas sobre saúde mental

2 de setembro de 2024
Compartilhar

Desde 2013, o Setembro Amarelo tem se consolidado como a maior campanha anti-estigma do mundo, que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio. Iniciada pelo presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antônio Geraldo da Silva, e oficialmente abraçada em 2014 em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a iniciativa ganha força a cada ano, mobilizando milhares de pessoas e instituições.

Desde 2019, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) inseriu a campanha Setembro Amarelo em seu calendário oficial, por meio da Lei nº 5.167 de 2019, de autoria da então deputada Therezinha Ruiz. A legislação instituiu o Setembro Amarelo como mês de Prevenção ao Suicídio no Amazonas. A iniciativa se une a outras, capitaneadas pelo Legislativo Estadual.

A campanha Setembro Amarelo, que tem como marco o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado todo 10 de setembro, se estende por todo o mês e ao longo do ano, promovendo a reflexão, o diálogo e a busca por ajuda.

Em 2024, o lema “Se precisar, peça ajuda!” reforça a necessidade de que todos atuem na conscientização sobre a importância da vida e no auxílio àqueles que enfrentam momentos de crise.

O diretor de Saúde da Assembleia Legislativa, médico Arnoldo Andrade, explica que todos os anos a Casa traz à discussão na sociedade o assunto da saúde mental.

“A sociedade se organiza para tentar discutir o tema e abrir possibilidade dessas pessoas em sofrimento de receberem ajuda, e para isso nós temos um quadro de oito psicólogos, que são demandados para tentar orientar as pessoas. A Assembleia tem um trabalho que realiza todos os dias nesse sentido”, explica Andrade.

O presidente da Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas da Assembleia Legislativa e Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da Unale, deputado estadual João Luiz (Republicanos), reforçou que o Setembro Amarelo é um mês de suma importância para prevenção ao suicídio e destacou o trabalho realizado.

“Temos trabalhado na Assembleia Legislativa e na União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) com políticas públicas sérias para combater esse tipo de situação, principalmente, com o programa ‘Basta – Autolesão, Depressão e Suicídio’, que já percorreu vários estados brasileiros”, disse.

Projetos de Lei

O PL nº 517 de 2024, de autoria da deputada Mayra Dias (Avante), que aguarda parecer na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), acrescenta a vigilância psicológica à Lei nº 6.090, de 21 de dezembro de 2022, que instituiu ações de Saúde Mental aos integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros Militares e Agentes Penitenciários.

Segundo a parlamentar, a inclusão do Acompanhamento Contínuo de Saúde Mental é um passo crucial para garantir um apoio psicológico regular e integrado à rotina de trabalho desses profissionais, promovendo a saúde mental e prevenindo transtornos psicológicos.

“Ao assegurar consultas periódicas, avaliações e intervenções psicológicas, estamos não apenas cuidando da saúde dos nossos agentes, mas também investindo na eficiência e eficácia dos serviços prestados à população”, justifica Mayra Dias.

Proposto pelo deputado Cabo Maciel (PL), o PL nº 371 de 2024 tem como principal objetivo a criação e execução de um Plano Estadual Permanente de Saúde Mental e Atenção Psicossocial para Estudantes da rede pública do ensino estadual.

A proposta aguarda emissão de parecer na Comissão de Assuntos Econômicos e caso seja aprovada, estará apta a ser incluída na pauta de votação.

Programação

As diretorias de Assistência Social e de Saúde e a Escola do Legislativo Senador José Lindoso prepararam uma programação especial para “8ª Semana de Prevenção à Ideação Suicida”, com palestras sobre saúde mental, voltadas a servidores, estudantes e público em geral com profissionais da área.

A programação terá início na próxima segunda-feira (9/9), a partir das 9h, com uma palestra com o psicólogo da Aleam, Marcelo Pardo, e segue até a sexta-feira (13/9).

“Esse é um processo feito juntamente com a Escola do Legislativo Senador José Lindoso e a Diretoria de Assistência Social, que organizam uma programação com palestras e debates em que são convidadas pessoas que detêm o conhecimento do tema”, explicou o diretor de Saúde da Casa Legislativa.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo tem como um de seus principais objetivos romper o silêncio que ainda cerca o tema do suicídio, que continua sendo um tabu em muitas sociedades. Falar sobre o assunto é fundamental para que pessoas em sofrimento saibam que não estão sozinhas e que há ajuda disponível.

Quando uma pessoa se encontra em um estado de desespero, seus pensamentos tornam-se restritivos, limitados pela dor emocional. Nesses momentos, o apoio de amigos, familiares e profissionais de saúde é crucial para abrir novos horizontes e oferecer alternativas ao sofrimento.

Estudos mostram que, entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a quarta causa de morte, superado apenas por acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Esse dado evidencia que o suicídio é um fenômeno complexo, que atravessa diferentes faixas etárias, gêneros e classes sociais.

No Brasil, as taxas de suicídio entre homens (12,6 por 100 mil) são significativamente maiores do que entre mulheres (5,4 por 100 mil), o que exige políticas públicas direcionadas e sensíveis a essas diferenças.

Em 2023, o tema “Acolher é cuidar” destacou a importância de oferecer um olhar compreensivo e não julgador, de estar disponível para ouvir e de agir com humanidade diante do sofrimento alheio. Em 2024, o lema “Se precisar, peça ajuda!” continua essa linha, reforçando que a vida é sempre a melhor escolha e que há caminhos para superar a dor.

 

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual