Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

RDS do Uatumã recebe estudo de capacidade e suporte para turismo de pesca esportiva

9 de setembro de 2024
Compartilhar

Objetivo é estabelecer normativas para conservar espécies e ambientes aquáticos da Unidade de Conservação

FOTO: Divulgação/Sema

Em um avanço significativo para o turismo sustentável na Amazônia, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) deu início ao estudo de capacidade de suporte do turismo de pesca esportiva na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã. A proposta é que o estudo garanta maior segurança ambiental para a prática.

A primeira etapa do estudo foi realizada entre os dias 05 e 09 de setembro, na Unidade de Conservação Estadual situada no município de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus). A iniciativa ocorre em parceria com o Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

“Essa é uma iniciativa muito marcante para a nossa Unidade de Conservação, para que a gente consiga avaliar a capacidade da região em receber pescadores, garantindo a conservação do ecossistema e o bem-estar das comunidades locais, que já são engajadas no turismo de pesca esportiva, sendo essa uma fonte de renda importante para a RDS”, disse o gestor da RDS do Uatumã, Cristiano Gonçalves.

Segundo ele, o estudo servirá como base metodológica para outras áreas, em atendimento à Lei nº 6.647/2023, que estabelece normas, procedimentos e incentivos para a prática da pesca do tucunaré. Desta forma, a RDS do Uatumã se tornou a primeira UC do Amazonas a receber profissionais para a realização desse tipo de pesquisa.

FOTO: Divulgação/Sema

Próximas etapas

Nesta fase do estudo, foram realizadas pescarias experimentais e coletas de dados. Agora, os profissionais vão realizar as análises dos resultados, para estimar a capacidade de suporte do ambiente.

Um relatório técnico será elaborado para submissão ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), para viabilizar a emissão de um Certificado de Registro de Pesca (CRP) aos operadores de turismo na UC, em cumprimento às exigências da legislação.

FOTO: Divulgação/Sema

Além da RDS Uatumã, a RDS Matupiri, localizada no município de Borba (a 151 quilômetros de Manaus), também deve receber os estudos, previstos para ocorrer entre os dias 16 e 20 de setembro.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (10/05)

10 de maio de 2025
Amazonas

“Essa entrega é essencial”, diz uma das mães contempladas com a entrega de ‘kits bebês’ e cestas básicas

10 de maio de 2025
Amazonas

Três propostas de políticas ambientais do Amazonas são escolhidas na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

10 de maio de 2025
Amazonas

Durante Operação Lei Seca, 38 condutores são presos por abuso de bebida alcoólica e direção

10 de maio de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas assina termo de doação e regularização de terra para construção de aeroporto em Boa Vista do Ramos

10 de maio de 2025
Amazonas

Avanço digital e desburocracia : Amazonas lidera ranking nacional em tempo de abertura de empresas

10 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual