O presidente da Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas (Fenapred) da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado estadual João Luiz (Republicanos), destaca políticas públicas preventivas e de conscientização realizadas no Amazonas e outros estados brasileiros ao longo dos mandatos no Poder Legislativo.
“Neste Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio queremos levar informação, prevenção e uma mão amiga para a população. Estamos no Setembro Amarelo, que é o mês alusivo de combate ao suicídio e temos trabalhado no Poder Legislativo com campanhas no Amazonas e em outras regiões do Brasil”, disse o deputado João Luiz.
O parlamentar é autor da Lei nº 6.752/2024, que institui a campanha permanente de valorização da vida e da família, denominada “Basta: Autolesão, Depressão e Suicídio”.
Na Aleam, João Luiz também relembra que propôs ao Governo do Amazonas, o Requerimento de nº 483/2023 para a instalação de grades e telas de proteção na ponte Jornalista Phelippe Daou (ponte Rio Negro), com o objetivo de coibir suicídios na localidade.
Trabalhos
Em abril deste ano, a Fenapred, por meio do deputado João Luiz realizou uma palestra e ação do “Basta – Autolesão, Depressão e Suicídio” na Escola Estadual Macontonio Vilaça 1, na zona Norte de Manaus.
João Luiz participou em março de 2024, com o deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos-BA), de uma palestra do “Basta: Autolesão, Depressão e Suicídio” no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador (BA).
Nos últimos anos, essas ações também ocorreram no Amazonas e no Rio Grande do Sul.
Em março, a Fenapred também realizou uma reunião técnica no miniplenário Cônego Azevedo para criação da Rede de Apoio à Saúde Mental.
Prevenção é Solução
O republicano também levou para o Amazonas, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Roraima, o Simpósio Prevenção é Solução, que contou com autoridades e especialistas palestraram nesses estados com o intuito de discutir os casos de depressão, suicídio e combate ao uso de drogas, como forma de evitar o avanço destes problemas sociais.