Realizados pelo instituto, os atendimentos estiveram relacionados à emissão e renovação de CPP, CAR e CAF
FOTO: Marfran Vieira/Idam
Nesta sexta-feira (13/09), o Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), realizou 192 atendimentos relacionados à regularização de produtores rurais de Manaus. A atividade aconteceu durante ação do Sistema Sepror, no Ramal do Brasileirinho, Zona Leste, na qual o instituto também realizou a entrega de 37 documentos rurais.
Os 192 atendimentos prestados são referentes à emissão e renovação de Cartão do Produtor Primário (CPP), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Cadastro Ambiental Rural (CAR), que são emitidos e renovados pelo Idam no Amazonas. Já entre as entregas aos agricultores familiares presentes na ação, estiveram 28 CPP’s, seis CAR’s e três CAF’s, viabilizados pelo instituto, por meio da Unidade Local (UnLoc) Idam/Zona Leste.
O diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, reforçou a importância da assistência aos pequenos produtores rurais, que é uma determinação do governador Wilson Lima. “Todo o Sistema Sepror, do qual o Idam faz parte, está comprometido em garantir o acesso desses trabalhadores a políticas públicas, que se dá por meio da regularização. Portanto, a iniciativa visa potencializar a produção, renda e garantir melhores condições laborais ao público beneficiado”, disse.
FOTOS: Marfran Vieira/IdamOrientações
Além da renovação, emissão e entrega de documentos, o Idam também prestou orientações sobre os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) disponibilizados aos produtores rurais de todas as atividades do setor primário amazonense, por meio de 75 Unloc’s e postos avançados presentes nos 62 municípios do Estado.
Durante a ação, a representante da Comunidade Produtora do Ramal do Brasileirinho, Sílvia Rodrigues, agradeceu pela atividade voltada ao público da localidade. “É gratificante, pois os serviços ofertados nos incentivam e possibilitam melhorias nas nossas produções. Nós da comunidade estamos muito gratos pela atenção”, pontuou.
Com a participação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), a ação do Sistema Sepror aconteceu nesta sexta-feira, na Chácara Alfa & Ômega, localizada no KM 10 do Ramal do Brasileirinho.