Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Deputados apresentam Projetos de Lei sobre educação e combate às fake news

17 de setembro de 2024
Compartilhar

A educação inclusiva é um direito fundamental assegurado pela Constituição Federal de 1988, que visa garantir igualdade de oportunidades a todos os alunos, independentemente de suas condições físicas, intelectuais ou sensoriais.

Para reforçar esse direito e destacar a importância de proporcionar um ambiente educacional adequado e inclusivo às pessoas com deficiência, em especial para alunos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), iniciou nesta terça-feira (17/9), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a tramitação do Projeto de Lei (PL) nº 605/2024.

De autoria do deputado Cabo Maciel (PL), presidente da Comissão de Educação da Aleam, o PL autoriza o Poder Executivo a coordenar e implementar a Política de Capacitação de Professores de Apoio para Alunos com TEA, com o objetivo de promover a aprendizagem e o desenvolvimento desses profissionais da educação.

“Para que a educação inclusiva seja efetiva, é crucial que as escolas estejam preparadas para atender às necessidades específicas dos alunos com autismo e outras deficiências, que venham a refletir no processo de ensino-aprendizagem do estudante”, afirma do presidente da Comissão de Educação, ressaltando que o Estado deve atuar na capacitação dos professores, para que assim esses profissionais possam utilizar técnicas e estratégias eficazes, adaptadas a cada aluno, promovendo um aprendizado significativo.

Fake news

A sociedade vem sendo impactada negativamente, em diversas esferas, pela crescente disseminação de informações falsas e enganosas, as chamadas “fake news”, e para combater essa onda de desinformação, o deputado Mário César Filho (UB) apresentou o PL nº 606/2024, estabelecendo diretrizes para a prevenção e o combate às “fake news” no Amazonas.

“A desinformação pode levar a comportamentos prejudiciais, como a recusa de vacinas, o desrespeito às medidas de saúde pública, a adesão a práticas nocivas e o enfraquecimento da confiança nas instituições públicas”, aponta o deputado Mário César, afirmando, ainda, que as ‘fakes news’ têm o potencial de provocar conflitos sociais, disseminar o ódio e a intolerância, e minar a coesão social, o que pode ser particularmente problemático em um estado com a diversidade e complexidade do Amazonas.

Segundo o texto do PL, deverão ocorrer ações educativas e de conscientização, valorizando o papel das instituições de ensino, das plataformas de comunicação e da sociedade civil na construção de um ambiente informativo mais seguro e confiável.

O autor da matéria ressalta que a proposta respeita a liberdade de expressão, ao mesmo tempo em que busca proteger a sociedade dos danos que a desinformação pode causar.

 

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual