Com apoio do Governo do Amazonas, a maior feira de empreendedorismo da região Norte será realizada de 19 a 21 de setembro
FOTOS: David Martins/Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Divulgação/Amazon Poranga FashionInteratividade, divulgação de projetos e serviços da indústria criativa e atualização de dados de artistas e fazedores de cultura. Ações que serão realizadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, na Feira do Empreendedor Sebrae, de 19 a 21 de setembro, no Sesi Clube do Trabalhador, na avenida Cosme Ferreira, Aleixo.
Após 10 anos sem realização no Amazonas, a feira retorna ao cenário de negócios da região, promovendo o empreendedorismo, fomentando a inovação e investimentos sustentáveis. Para atender diferentes áreas de atuação, a estrutura contempla cinco eixos: Habilidades Empreendedoras, Sustentabilidade, Inovação, Inclusão e Diversidade e mais, Finanças e Investimentos.
As ações da Cultura do Amazonas ocuparão o eixo Inclusão e Diversidade, no espaço “Aqui Tem Cultura”, onde o público terá a oportunidade de conhecer projetos de Economia Criativa, de política pública e editais de fomento.
FOTOS: David Martins/Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Divulgação/Amazon Poranga FashionO secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, acredita que a participação na Feira do Empreendedor Sebrae dissemina as indústrias criativas da região como instrumentos de desenvolvimento econômico e social. “Por meio dos editais de fomento e do apoio a grandes eventos culturais, o Governo do Estado tem impulsionado não apenas o setor de serviços, mas também diversos outros segmentos econômicos que gravitam em torno da cultura”, enfatiza o secretário.
Nos três dias de feira, os produtores culturais irão se revezar no espaço da Cultura, abrangendo os segmentos da moda, marchetaria, produtos criativos, acessórios, bordados, entre outros. O assessor de Economia Criativa da secretaria, Turenko Beça, destaca a oportunidade de renda e projeção dos trabalhos. “Desde a Feira Povos Criativos, como a Feira do Lago do Natal, a participação em eventos com a Feira de Empreendedores do Sebrae é fundamental, porque é a base de uma divulgação das marcas, onde os produtos são comercializados e futuros negócios são gerados”, afirma Turenko.
Como parte da programação do Palco Inclusão e Diversidade, no sábado (21/09), às 19h30, o secretário Marcos Apolo será um dos participantes da roda de conversa, aberta ao público, que traz o tema “O cenário atual das políticas públicas no eixo da inclusão, diversidade e sustentabilidade”. Ainda no sábado, às 20h30, marcas da moda amazônica serão protagonistas no desfile Amazon Poranga Fashion, na Arena Beleza 5.0.
Aqui tem cultura
No estande da Cultura e Economia Criativa, a tecnologia irá permitir uma viagem 360º pelo Teatro Amazonas. Com o uso de óculos de realidade virtual, os visitantes vão conhecer um pouco mais sobre a história e curiosidades do principal símbolo cultural e arquitetônico do Estado.
Outra ação disponível no espaço é o Cadastro Estadual da Cultura. Classe artística e trabalhadores do segmento poderão atualizar seus dados na plataforma digital que permite o acesso a diversas atividades, inscrições em editais, chamadas públicas e outros instrumentos convocatórios.
Inscrições e informações
FOTO: David Martins/Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Divulgação/Amazon Poranga Fashion
As inscrições para a Feira do Empreendedor Sebrae são feitas pelo site feiradoempreendedoram.com.br/programacao.html, onde também está disponível a programação completa do evento. Na opção gratuidade, o participante tem acesso às atividades da feira, exceto as atrações musicais e as palestras realizadas no Palco Master.