Em uma semana, foram disponibilizados 800 atendimentos no Hospital Regional Padre Colombo, em Parintins
FOTO: Evandro Seixas/SES-AM
Encerrou, na sexta-feira (20/09), a programação intensificada de consultas médicas especializadas na Região do Baixo Amazonas, com a disponibilidade de 800 atendimentos, no Hospital Regional Padre Colombo, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A programação do Governo do Amazonas ganhou a aprovação da população do município e de cidades vizinhas.
Ivone de Souza levou a filha Jamilly Souza Ribeiro, de 8 anos, para consulta com o neurologista. “Minha filha estava precisando dessa consulta e teve a oportunidade de ser atendida”, afirmou. Além de Neurologia, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) disponibilizou atendimentos nas áreas de Urologia, Otorrinolaringologia e Reumatologia.
A ação, segundo a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, faz parte do Programa Saúde Amazonas, criado pelo governador Wilson Lima para ampliar o acesso da população aos serviços oferecidos. A programação foi desenvolvida, disse ela, a partir do trabalho de identificação, feito pela Gerência de Saúde da Região do Baixo Amazonas, em Parintins, das especialidades com maior demanda na área de abrangência.
A Gerência, ressalta Nayara Maksoud, foi implantada no município em maio deste ano, pelo Governo do Estado, com o objetivo descentralizar e agilizar as ações administrativas com equipe local para coordenação, planejamento e monitoramento voltado para a assistência e vigilância, na região.
“Iniciamos os atendimentos em Parintins na segunda-feira (16/09). Em cinco dias, conseguimos expandir e facilitar o acesso a consultas médicas especializadas, evitando o deslocamento dessas pessoas até Manaus, levando esses serviços para mais próximo da população do Baixo Amazonas”, disse a secretária.
A titular da SES-AM informou, ainda, que o Hospital Padre Colombo realizou no primeiro semestre deste ano, 1,2 mil cirurgias eletivas, crescimento de 42% comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram feitos 840 procedimentos.
“É uma unidade extremamente importante no Baixo Amazonas. O Governo do Estado investe no Hospital Padre Colombo, que é referência em obstetrícia”, pontuou. De janeiro a julho, o hospital atendeu cerca de 40 mil pessoas, realizou 33 mil exames laboratoriais e 900 partos normais e cesárea. Ofereceu 7,2 mil consultas com médicos especialistas.