Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Setembro Amarelo: unidades da SES-AM têm programações com foco na valorização da vida

23 de setembro de 2024
Compartilhar

Medidas de prevenção, fatores de risco e a importância de buscar ajuda profissional são alguns dos temas abordados na campanha

Foto: Divulgação/ SES-AM

No ‘Setembro Amarelo’, mês de prevenção ao suicídio, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) destaca a programação das unidades vinculadas ao órgão, com o objetivo de conscientizar pacientes e servidores sobre a importância do tema. O cronograma de ações conta com atividades na capital e no interior, com palestras e rodas de conversa.

O desenvolvimento de ações com objetivo de sensibilizar a população é de extrema importância, lembrou a Secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud. “O Setembro Amarelo reforça o que deve ser lembrado o ano todo: que a vida deve ser valorizada, que é importante desenvolver empatia, para oferecer apoio às pessoas que estão passando por momentos difíceis”, disse a secretária. A campanha não é voltada somente para a conscientização do suicídio, mas também para o cuidado com a saúde mental.

Em Manaus, a programação está sendo levada a 20 unidades, incluindo Policlínicas, Maternidades, Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi’s) e à Criança e ao Adolescente (CAIC’s), além do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam), no bairro Planalto, zona centro-oeste, e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Silvério Tundis, no bairro Santa Etelvina, zona norte.

Foto: Divulgação/ SES-AM

O Caimi Ada Rodrigues Viana, no bairro Compensa, zona oeste, está promovendo exposição dialogada com o tema “Prevenção ao Suicídio, Se Precisar Peça Ajuda”, voltada aos pacientes, acompanhantes e servidores. A atividade encerra nesta segunda-feira (23/09).

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (Nepshu) do Caimi Dr. André Araújo, no bairro Cidade Nova, zona norte, está promovendo palestras, rodas de conversas e aulão de educação física voltados aos pacientes, acompanhantes e servidores. A programação segue até sexta-feira (27/09).

O CAPS Dr. Silvério Tundis realiza, até o final do mês, atividades com o tema “Nem Tudo São Flores, É Preciso Agir”. Além das atividades diárias, há também duas ações programadas no Residencial Terapêutico Lar Rosa Blaya (SRT) e no auditório da unidade, com o tema “Setembro Amarelo: Se Precisar, Peça Ajuda!” e “Setembro Amarelo: Cuidar De Quem Cuida”, respectivamente. No CESMAM a programação incluiu palestra, roda de conversa e sessão de musicoterapia.

Foto: Divulgação/ SES-AM

No Caic Moura Tapajóz, no bairro Monte das Oliveiras, zona norte, acontece nesta segunda-feira (23/09) e quarta-feira (25/09), reunião de conscientização e prevenção ao suicídio com grupo de pais dos pacientes da Psicologia. Na sexta-feira (27/09), a atividade será voltada aos servidores, com roda de conversa sobre autocuidado e saúde mental. Além disso, até o dia 30 deste mês, estão sendo realizadas, na unidade, panfletagem e palestras na sala de espera, sobre prevenção ao suicídio.

Nos CAICs Alberto Carreira, Dra. Maria Helena Freitas de Góes e Josephina de Mello, nas zonas oeste, norte e sul da cidade, respectivamente, foram desenvolvidas atividades e palestras voltadas ao tema.

Policlínicas e maternidades

A Policlínica Governador Gilberto Mestrinho, na zona sul de Manaus, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (Nepshu) da unidade, realiza até esta segunda-feira (23/09) roda de conversa com o tema “Setembro Amarelo: Se precisar peça ajuda”. Já na Policlínica Zeno Lanzini, na zona leste, irá ocorrer na quinta-feira (26/09), às 9h e 15h, palestra sobre o mês de prevenção ao suicídio para pacientes e funcionários.

Nas Policlínicas Dr. José Lins, Codajás e Danilo Corrêa, nas zonas centro-oeste, sul e norte da capital, respectivamente, também foram realizadas palestras acerca do “Setembro Amarelo”, enfatizando a importância da prevenção ao suicídio.

Nas maternidades Azilda da Silva Marreiro e Dona Nazira Daou, zona norte, foi realizado ciclo de palestras com os temas “Vamos falar de Saúde Mental?”, “Saúde Mental no Puerpério” e “Você não está sozinho, não hesite em pedir ajuda!”. Além disso, para encerrar o mês, no dia 30, no estacionamento da Azilda Marreiro, serão realizadas danças de zumba e ginástica, com o tema “Movimento pela Vida”, com direito à soltura de balões de ar ao final.

A Maternidade Balbina Mestrinho, zona sul, programou uma série de seis rodas de conversa ministradas por enfermeiros, com temas voltados à saúde mental. No dia 10 de setembro, foi realizada a roda “Saúde Mental: Quebrando Tabus” e no dia 20 ocorreu o encontro com o tema “Sinais de Alerta: Como identificar e agir”.

Na Maternidade Dr. Antenor Barbosa, zona centro-oeste, foi realizada, no dia 18, palestra com o tema “Saúde Mental na atualidade”, aos servidores e colaboradores da unidade.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Manaus sedia 2º Simpósio Nacional sobre a Doença de Haff nesta quinta-feira

10 de julho de 2025
Amazonas

Cepcolu completa quatro meses com quase 2 mil atendimentos e sem fila para cirurgias

10 de julho de 2025
Amazonas

Amazonas é finalista em ranking nacional de serviços digitais

10 de julho de 2025
Amazonas

Projetos de pesquisas apoiados pelo Governo do Amazonas analisam impactos de eventos climáticos no Médio Solimões

10 de julho de 2025
Amazonas

Emissão e renovação de Cartões do Produtor Primário ultrapassam a marca de 13 mil documentos no Amazonas

10 de julho de 2025
Amazonas

Concerto ‘A Arte do Piano – A Quatro Mãos’ valoriza vínculos familiares e prática coletiva da música em Manaus

10 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual