A iniciativa aloca profissionais capacitados da área de turismo nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro
FOTO: Lucas Silva / Amazonastur
Neste Dia Mundial do Turismo (27/09), o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), destaca o Projeto de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Turístico no Estado do Amazonas, criado em 2021, em parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (AADESAM), como iniciativa de sucesso para potencializar as atividades turísticas no interior do estado.
O projeto propõe alocar profissionais capacitados da área de turismo nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro, com intuito de dar suporte às ações desenvolvidas pela Amazonastur e ser elo de interlocução entre as administrações estadual e municipal. Também são responsáveis por criar uma rede de relacionamento com o trade turístico local.
“O projeto faz parte do plano estratégico do governo Wilson Lima para a interiorização das políticas públicas que buscam o desenvolvimento turístico em todo o estado”, ressalta o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro.
Atualmente, o estado conta com 16 turismólogos do projeto que trabalham para desenvolver o setor turístico nos municípios do Mapa do Turismo. O turismólogo da Amazonastur e gerente do projeto, Hylker Medeiros, reforça a importância da presença desses profissionais nas cidades e na capital.
FOTO: Lucas Silva / Amazonastur
“Nós ganhamos um olhar especializado de quem entende as vertentes e as condicionantes da atividade turística, que é multifacetada, abrangendo aspectos relacionados ao meio ambiente, à economia, à geração de empregos e ao desenvolvimento sustentável. Com isso, fica mais fácil identificar as necessidades latentes ou emergenciais, e aquelas potenciais, que podem subsidiar as futuras ações da Amazonastur para impulsionar o turismo na região”, avalia.
Medeiros ressalta que o turismo é um vetor de atividade econômica essencial para o Amazonas e que, para alcançar o desenvolvimento da área é fundamental ter pessoas qualificadas e um mercado de trabalho adequado.
“O projeto, juntamente com a Amazonastur, viabilizou uma iniciativa singular, abrind