O evento foi coordenado pelo Nucap, com o objetivo de implementar e ampliar atividades de apoio à regularização e sustentabilidade
FOTOS: Divulgação / SeprorDurante a 46ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), promoveu, neste sábado (28/09), o Workshop sobre Políticas Públicas para o Setor Primário no Amazonas, com cooperativas e associações da zona rural de Manaus. A Expoagro está acontecendo no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, situado na BR-174, quilômetro 2,
Coordenado pelo Núcleo de Cooperativismo e Associativismo do Setor Primário (Nucap) da Sepror, o evento contou com a presença de nove associações e cooperativas, totalizando 70 pessoas, além do Senar/Faea e Escola Agrícola Rainha do Apóstolos.
Segundo o secretário da Sepror, Daniel Borges, a 46ª Expoagro traz essa proximidade com o produtor rural para que eles saibam como acessar as políticas públicas executadas pelo Governo do Amazonas, além da regularização e criação de associações e cooperativas no estado.
“Ficou bem claro, que isso leva benefício até os produtores. Então o Governo do Estado, Governo Federal, e as prefeituras municipais do Amazonas, buscam implementar mais políticas públicas para chegar até o produtor rural. Esse é o nosso objetivo trabalhar por aqueles que mais precisam, nesse momento difícil de estiagem”, ressalta Daniel Borges.
A presidente da associação Agriamigos, Rose Mendes, da zona rural de Manaus, disse que o evento trouxe aos participantes mais informações de como as associações e cooperativas se credenciam para participar das ações públicas, como editais de chamamento público e entregas de fomentos e insumos.
“Aqui a importância é o conhecimento, adequar as nossas associações para o melhoramento da documentação, adequá-las para participar de todos os chamamentos públicos e com isso, todas as associações e cooperativas têm a ganhar, participando cada vez mais das políticas do Governo”, comenta Rose.
FOTOS: Divulgação / SeprorNucap
O núcleo atua na implementação e ampliação das atividades de apoio à regularização e sustentabilidade das Cooperativas e Associações do Amazonas, garantindo a modernização e sustentabilidade na gestão organizacional.
Entre outras atribuições estão: conceder oportunidade de capacitações, interação, socialização entre as organizações do Estado; e promover workshops, cursos e palestras na área de atuação da Sepror.