Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Em videoconferência, deputada Alessandra reforça luta contra decisão do STJ que relativizou estupro de menina de 13 anos

15 de outubro de 2024
Compartilhar

A luta contra a relativização dos crimes sexuais contra menores de 14 anos no País ganhou um NOVO capítulo nesta terça-feira (15/10), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), quando a deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos-AM) participou de videoconferência organizada pela relatora sobre Direitos das Mulheres da Comissão Interamericana de direitos humanos (CIDH), comissionada Roberta Clarke, para tratar sobre ao assunto.
A videoconferência é mais uma etapa da mobilização nacional que junta diversos órgãos da REDE de proteção à mulher contra a recente decisão da Sexta turma do Superior Tribunal de justiça (STJ) de confirmar, por maioria, a absolvição de um homem que foi acusado de estupro de vulnerável.
Aos 20 anos, o réu mantinha relações sexuais com uma adolescente de 13 anos. O caso ganhou repercussão nacional e internacional.
A deputada Alessandra Campelo, que é a Procuradora Especial da Mulher da Aleam, considera a decisão um retrocesso e por isso levou o caso ao conhecimento do organismo internacional. Com essa providência, a parlamentar amazonense se une aos esforços de entidades como a UNIÃO Brasileira de Mulheres (UBM) e o próprio Ministério das Mulheres para que a medida seja revista e a legislação que trata sobre o estupro de vulnerável seja respeitada e não relativizada.
“Estamos tentando fazer intervenções junto aos tribunais superiores do Brasil para que isso não se estabeleça. Especialmente para nós aqui da região amazônica é mais difícil ainda porque têm crianças no interior que são estupradas e que sequer têm acesso à justiça. São casos subnotificados, você tem meninas de 12 e 13 anos sendo mães, crianças sendo mães, então isso demonstra a grande exploração e abuso sexual que há na região Norte”, afirmou a deputada.
Apelo à Corregedoria do CNJ
Entre as providências a serem tomadas, a parlamentar do Amazonas sugeriu apelar à Corregedoria Nacional de justiça do Conselho Nacional de justiça (CNJ), que está sob nova direção: o ministro Mauro Marques Campbell, do Superior Tribunal de justiça (STJ), que foi nomeado pelo presidente Lula para o biênio 2024/2026 como substituto do Luis Felipe Salomão.
Nos bastidores, o NOVO corregedor do CNJ se mostra um aliado da causa. Sobre o enfrentamento à violência contra a mulher no âmbito do Judiciário, Campbell disse que o órgão vai tratar de maneira especial o tema.
“Essa covardia tem que ter fim. O trabalho que já existe no CNJ, se depender da minha contribuição, será exitoso”, afirmou.
A Corregedoria Nacional de justiça é responsável pela orientação, pela coordenação e pela execução de políticas públicas voltadas à atividade correicional e ao bom desempenho da atividade judiciária dos tribunais e juízos e dos serviços extrajudiciais do País.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade destaca papel da juventude na construção da democracia, durante posse do Parlamento Jovem 2025

18 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Estudantes assumem mandatos simbólicos na Aleam e vivenciam rotina como deputados no Parlamento Jovem 2025

18 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Frempeei promove ação voltada aos artesãos na Assembleia Legislativa

18 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Projetos de Lei sobre capacitação de enfermeiros empreendedores e apoio financeiro a mulheres vítimas de violência tramitam na Aleam

18 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas inova no ‘Setembro Amarelo’ com painel interativo para saúde mental de servidores

18 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Apoiado por parlamentares, Wilker Barreto propõe emenda parlamentar para que a isenção do IPVA alcance todas as pessoas com deficiência

18 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual