Serão 520 apartamentos e as obras, que fazem parte do Programa Amazonas Meu Lar, serão executadas pela UGPE
Foto: Júlia Lobão/UGPE
Equipe do Governo do Amazonas e da Caixa Econômica Federal fizeram visita técnica, nesta terça-feira (16/10) à área onde será construído o complexo habitacional Cachoeira Grande, no bairro São Jorge, zona oeste de Manaus. As obras serão executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Estado.
O projeto prevê a construção de 520 apartamentos, por meio do Programa Amazonas Meu Lar, que é do estado, e com recursos do Orçamento Geral da União (OGU). Serão duas quadras habitacionais, cada uma com 260 apartamentos, construídas na área das comunidades Arthur Bernardes e Kako Caminha. O investimento total é de R$ 81,4 milhões.
De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, o Governo do Estado está aguardando a conclusão da análise do projeto pela Caixa. “Estamos trabalhando para lançar o edital de licitação até o final deste ano e iniciar as obras no começo de 2025. A previsão é de 18 meses para construir o complexo habitacional e entregar os apartamentos para as pessoas dessas comunidades que estão aguardando”, afirmou.
Foto: Júlia Lobão/UGPE
O diretor-presidente da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), lembrou que um incêndio de grandes proporções ocorreu na área, em 2012, atingindo mais de 2,7 mil pessoas. “Foi uma fatalidade que destruiu mais de 540 casas. O governador Wilson Lima olhou com atenção para os moradores e 1.074 famílias já foram atendidas com algum tipo de solução de moradia, restando apenas 79 famílias que recebem bolsa moradia transitória até hoje”, explicou.
As unidades habitacionais serão construídas, prioritariamente, para essas 79 famílias que estão recebendo o bolsa moradia transitória. As demais serão destinadas a famílias em vulnerabilidade social nas proximidades da área de intervenção, nas margens do Igarapé Cachoeira Grande.
O novo gerente da filial da Caixa Econômica Federal, em Manaus, Augusto Yokohama, destacou que a equipe está empenhada em dar celeridade e concluir o processo para dar início às obras. “Nós montamos uma força-tarefa para analisar o projeto e estamos muito perto de concluir os trabalhos”, disse.
O projeto também está na fase final da reprogramação do Trabalho Técnico Social (TTS), que vai fazer a atualização do cadastro das famílias. Em março deste ano, a UGPE obteve a licença do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) para as obras do complexo habitacional.
Foto: Júlia Lobão/UGPE
Projeto
A obra integra um termo de contrato firmado em 2011 com a Caixa, cuja parte habitacional ficou pendente em gestões passadas. O projeto está sendo retomado na gestão do governador Wilson Lima.
Parte das obras previstas no convênio com a Caixa já foi entregue, dentre elas, infraestrutura viária, drenagem, iluminação pública, calçamento, sinalização horizontal, meio-fio, sarjeta, uma Policlínica, um Centro de Psicologia da Polícia Militar, uma quadra poliesportiva e uma área de convivência.