A evasão escolar foi o principal tema de debate entre os participantes
Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Profissionais da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar participaram, nesta quinta-feira (07/11), da formação “Pé-de-Meia pelo Sucesso Escolar”, ministrada por técnicos do Ministério da Educação (MEC), a qual abordou, entre os temas principais, a evasão escolar, suas causas e soluções de enfrentamento.
A formação faz parte do o programa “Pé-de-Meia” do Governo Federal. O Amazonas foi o primeiro estado a receber esta formação, que seguirá, nas próximas semanas, em outros entes federativos do país. Coordenadores Distritais, coordenadores adjuntos pedagógicos de Ensino Médio, assessores pedagógicos, além de diretores e pedagogos escolares em instituições que contam com o Ensino Médio compuseram o público-alvo das atividades.
“O Pé-de-Meia é um incentivo expressivo para que os alunos continuem dentro de sala de aula. Estamos de olho nesse programa, e a nossa comunicação com a equipe de Educação Básica do MEC é constante, temos muita abertura e facilidade de contato. Hoje, eles estão aqui, para discutirmos sobre essa iniciativa tão importante para o Amazonas e para o Brasil”, ressaltou a secretária de Educação do Amazonas, Arlete Mendonça.
Mais de 155 mil estudantes da rede estadual do Amazonas, que estão no Ensino Médio, estão dentro dos requisitos para receber o Pé-de-Meia. O benefício vem sendo pago pelo Governo Federal desde março deste ano.
Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Momento formativo
Além de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o momento formativo contou também com representantes da Secretaria de Educação Básica do MEC, com os setores de Incentivo a Estudantes da Educação Básica, da Articulação de Políticas, Benefícios e Condicionalidades e da Articulação com Redes e Beneficiários.
Durante as palestras, a evasão escolar foi dissecada em diversas perspectivas, desde as suas causas, os seus impactos sociais e financeiros para a população brasileira, além da discussão sobre qual é o papel da escola no objetivo de mitigar o risco de abandono escolar, por meio do monitoramento preventivo.
De acordo com a diretora do departamento de Incentivo a Estudantes da Educação Básica do MEC, Marisa Costa, os temas fazem parte da nova fase do Pé-de-Meia.
Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“O Pé-de-Meia é um programa muito novo, ainda em implantação. O foco nos primeiros meses foi na organização dos dados dos milhões de alunos beneficiados. Agora, podemos avançar para o real objetivo da iniciativa, que é discutir, desenvolver materiais, orientações e diretrizes para mitigar o abandono escolar em todo país. Dialogar com cada realidade local, gerar reflexão mesmo”, destacou Marisa.
Com 27 escolas sob sua responsabilidade, o coordenador da Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 6, Augusto Cordeiro, presente na atividade formativa, enfatizou a importância de discutir sobre o tema. De acordo com ele, a sua coordenadoria realiza um trabalho semanal em busca dos alunos infrequentes.
“O Pé-de-Meia é muito importante para os estudantes, ainda mais para aqueles em vulnerabilidade social. Temos uma equipe para isso na coordenadoria. Buscamos os infrequentes, contatamos os pais, vamos atrás dos motivos das faltas. É um trabalho individualizado, porque sabemos que manter eles na escola é garantir um futuro melhor”, compartilhou o coordenador.
A formação foi realizada, presencialmente, no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), da Universidade do Estado do Amazonas. Entretanto, o momento também teve transmissão ao vivo para todo o estado, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas, disponível no link: http://bit.ly/FormaçaoPe-de-Meia.