Exames foram realizados em Ceti no Educandos, zona sul de Manaus
Foto: Jaqueline Macedo/FVS-RCP
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou mais 432 testes rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), durante a 18ª edição do programa Governo Presente, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, no bairro Educandos, zona sul de Manaus.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que os testes realizam diagnóstico para HIV, sífilis e hepatites B e C. “É estratégico trazer esse tipo de serviço para o Governo Presente, porque oportuniza o acesso aos exames no fim de semana para aqueles que não conseguem buscar esse atendimento durante horário comercial”, destacou.
O coordenador da ação de testagem deste sábado, o diretor do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), integrante da FVS-RCP, destacou que o resultado do exame é emitido rapidamente. “São testes que o usuário já pode sair com laudo e, caso esteja reagente, já é orientado a procurar, o mais rápido possível, atendimento em unidade de saúde”, ressaltou.
Uma das pessoas que aproveitaram a realização dos testes rápidos foi a estudante Sábita Moraes, de 20 anos. “É muito importante fazer o teste rápido para podermos estar fazendo nossa rotina de cuidados com a saúde, estar em dias e se cuidar”, disse.
Os testes rápidos de IST’s fortalecem o diagnóstico precoce e oportunizam tratamento em tempo adequado, evitando o agravamento das infecções.