Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Programação do Festival Literário de Manaus encerra com debates e homenagens aos 70 anos do Clube da Madrugada e ao escritor Márcio Souza

29 de novembro de 2024
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus encerrou o Festival Literário de Manaus (Flim) 2024, na quinta-feira, 28/11, com homenagens emocionantes ao movimento cultural Clube da Madrugada e ao escritor Márcio Souza. Com três dias de palestras e apresentações artísticas, o evento foi uma realização da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura). 

O tema “Entre rios e palavras”, foi uma referência aos 70 anos do Clube da Madrugada, seguido da grande obra e memória do escritor Márcio Souza. A programação incluiu também como convidados, o escritor Milton Hatoum, o poeta e multiartista Francisco Alves e a escritora, compositora e geógrafa, Márcia Kambeba; participaram mais 29 convidados locais, entre palestrantes e mediadores, dois apresentadores, além de dois intérpretes de libras e 16 performances artísticas.

O presidente do Concultura, Neilo Batista, fez um balanço positivo do festival pela diversidade de atores, conhecimentos compartilhados e conteúdos produzidos nos três dias de eventos. “Foi um festival à altura do grande movimento cultural Clube da Madrugada, que revelou talentos em todas as áreas das artes”, analisou Neilo.

Os shows de encerramento deram um clima de festa ao Flim 2024, já convidando o público presente e leitores ao evento do próximo ano. O poeta e escritor decano em atividade pertencente ao Clube da Madrugada, Elson Farias, 84, teve destaque especial durante todo o evento, participando de várias mesas de conversas.

Durante os três dias de evento, também ocorreram sessões de autógrafos com a participação de escritores inscritos entre novatos e consagrados, atraindo o público para o contato direto com os autores.

Homenagem

Este ano, o Amazonas celebra os 70 anos do Clube da Madrugada, que foi o mais importante movimento de renovação da literatura e da cultura em geral em Manaus, fundado em 1954. A homenagem passa a ser regular a partir deste ano, a um escritor amazonense pelo conjunto da obra e relevância cultural e, nesta primeira edição, o escolhido foi o jornalista, dramaturgo, editor, roteirista, gestor cultural, professor, romancista, contista, cineasta e crítico de arte Márcio Souza, que morreu em 12 de agosto deste ano, aos 78 anos, deixando uma vasta obra literária, teatral, televisiva e  cinematográfica, além da atuação no jornalismo.

— — — Texto – Cristóvão Nonato / ConculturaFotos – Clóvis Miranda e Phil Limma/SemcomDisponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBTgeU

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Informe epidemiológico atualiza casos de arboviroses em Manaus

18 de fevereiro de 2025
Manaus

David Almeida anuncia entrega de novas USFs porte 4 para abril

18 de fevereiro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus fiscaliza quase 600 motocicletas na operação conjunta ‘Cavalo de Aço’

18 de fevereiro de 2025
Manaus

David Almeida vistoria construção da nova sede do Implurb

18 de fevereiro de 2025
Manaus

Sine Manaus oferta 225 vagas de emprego nesta quarta–feira, 19/2

18 de fevereiro de 2025
Manaus

População participa das ações por meio da Ouvidoria-Geral

18 de fevereiro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual