O fortalecimento do setor de alimentação fora do lar no Amazonas, uma das missões da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), foi celebrado nesta sexta-feira (29/11) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante uma Sessão Solene em homenagem aos 25 anos de fundação da entidade no estado.
O evento, proposto pelo vereador William Alemão (Cidadania) , reuniu autoridades, conselheiros e membros da entidade, empresários e representantes do setor.
Abrasel – Fundada em Manaus no dia 29 de novembro de 1999, a Abrasel-AM é uma entidade sem fins lucrativos que se destaca na promoção da profissionalização dos empresários locais da área de gastronomia, bares e restaurantes, além da organização de eventos de grande relevância, como a “Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (Figa)”, o “Festival Brasil Sabor” e o concurso “O Quilo é Nosso”. Este último levou o estado do Amazonas a conquistar os títulos de melhor quilo do Brasil em 2017 e 2018.
“É uma honra promover uma Sessão Solene em homenagem à Abrasel-AM, por tudo o que ela representa e faz para transformar Manaus e o Brasil em um lugar mais gostoso”, salientou William Alemão.
Em seu discurso, o vereador também destacou a atuação de seu pai, Luiz Lauschner, como vice-presidente da Abrasel-AM e conselheiro nacional da entidade.
Conforme William, Luiz decidiu fazer parte da associação não apenas por ser do ramo de gastronomia, mas por entender que era necessário defender um segmento que muitas vezes não tinha quem falasse por ele.
“A Abrasel é uma união para falar, lutar e defender os empresários do setor, que por várias décadas enfrenta de pé todos os problemas de ser empresário na cidade de Manaus, e que algumas vezes não é visto como tal, mas como alguém que estava desempregado e decidiu abrir uma lanchonete ou um restaurante”, pontuou William, sobre a importância da entidade e o que ela representa para o segmento.
Valorização – A cerimônia também destacou a importância do setor de alimentação fora do lar para a economia local, um dos segmentos mais representativos da cidade na oferta de vagas de emprego.
Isso foi ressaltado pelo secretário executivo da Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), Paulo Gilson Ferraz Afonso, que representou o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), na solenidade.
“O Estado é um grande braço de apoio ao empreendedorismo, por entender que o empreendedorismo é uma grande mola de desenvolvimento de uma cidade, de um estado. Além disso, as oportunidades de emprego são oriundas destas iniciativas. Sempre comentamos isso nos atendimentos do Sine Amazonas”, salientou Paulo.
Atento ao discurso do secretário, o presidente da Abrasel-AM, Rodrigo Zamperlini, endossou suas palavras, destacando que o setor gastronômico, de bares e restaurantes, é um celeiro de oportunidades para pessoas acima dos 30 anos, que, muitas vezes, por conta da idade, não conseguem vaga no Distrito Industrial, bem como para jovens do programa Primeiro Emprego.
“Assim como o nosso setor recebe muitos jovens que chegam pelo Primeiro Emprego, também aproveitamos a mão de obra daqueles com mais de 30, 50 anos, que muitas vezes têm dificuldades de conseguir um emprego por conta da idade. Desta forma, estamos valorizando a experiência dessas pessoas e contribuindo para a formação de mão de obra”, observou.
Zamperlini também destacou que a Abrasel-AM está preparada para os desafios do futuro, além de estar empenhada em desenvolver e fomentar o turismo no estado do Amazonas, uma fonte complementar à Zona Franca de Manaus e também ao setor gastronômico, de bares e restaurantes.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereadorFoto: Emerson França – Dicom
Proposta de William Alemão homenageia aniversário da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Câmara Municipal de Manaus.