Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Projeto de Lei do deputado Cristiano D’Angelo garante acesso à Atomoxetina para tratamento do TDAH na rede pública de saúde no Estado

2 de dezembro de 2024
Compartilhar

Foi aprovado em Sessão Ordinária realizada na última quinta-feira (28/11), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), e segue para sanção governamental, o Projeto de Lei n° 131/2024 proposto pelo deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade da disponibilização da Atomoxetina na rede pública de saúde. O PL determina a liberação do medicamento em postos de saúde para pacientes em tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no Estado do Amazonas.
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) define o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) como um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere significativamente no funcionamento ou desenvolvimento. Além disso, o transtorno pode estar associado a déficits em diversas áreas, como cognição, comportamento, interações sociais e desempenho acadêmico ou profissional.
Tradicionalmente, o Metilfenidato (Ritalina) tem sido amplamente utilizado no tratamento do TDAH devido à sua eficácia no controle dos sintomas. No entanto, a natureza estimulante desse medicamento pode causar efeitos colaterais e, em alguns casos, levar ao efeito rebote, caracterizado pelo agravamento dos sintomas após a interrupção do tratamento.
Visando ampliar as opções terapêuticas e minimizar os riscos associados aos estimulantes, em julho de 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a Atomoxetina como o primeiro medicamento não estimulante para o tratamento do TDAH no Brasil. Esse novo fármaco, indicado para crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos, atua de forma diferente dos estimulantes, oferecendo um perfil de efeitos colaterais distintos.
“O primeiro medicamento não-estimulante para o tratamento do TDAH no Brasil é um marco importante que oferece novas perspectivas de tratamento”, disse o deputado Cristiano D’Angelo.
O parlamentar destaca ainda que a aprovação do PL que prevê a disponibilidade da Atomoxetina em postos de saúde representa um avanço significativo no tratamento do TDAH no Estado, uma vez que proporciona aos pacientes e profissionais de saúde uma opção terapêutica mais segura e sem risco de efeito rebote.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Deputado João Luiz destaca trabalho sólido no combate ao abuso e exploração sexual infantil no Amazonas

24 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade cobra maior fiscalização da Marinha após acidentes com balsas no rio Madeira

23 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Aleam realiza Sessão Especial alusiva ao Maio Laranja, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

23 de maio de 2025
Legislativo Estadual

III Seminário de Segurança Inovadora discute desafios e soluções na Aleam

23 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Mais de 60 alunos do 1º ano do ensino fundamental participam do ‘Cidadão de Berço’

23 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Campanhas: Assembleia Legislativa do Amazonas incentiva boas práticas ambientais e solidariedade

23 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual