Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

No Dia Nacional da Acessibilidade, Aleam destaca as contribuições dos parlamentares à questão

5 de dezembro de 2024
Compartilhar

Nesta quinta-feira (5/12) é comemorado o Dia Nacional da Acessibilidade, data importante para provocar a reflexão sobre o significado da inclusão social das pessoas com deficiência e a importância de mecanismos que garantam que todas as pessoas tenham oportunidades iguais de participar ativamente na sociedade, com autonomia e segurança.

De acordo com o Censo 2022, quase 19 milhões de pessoas com 2 anos ou mais possuem algum tipo de deficiência, representando 8,9% da população brasileira nessa faixa etária.

Diante disso, as iniciativas dos deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) contribuem com a propositura de legislações para diminuir as desigualdades de acesso.

A Lei nº 5.612, que tem como autor o presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (UB), modifica a legislação relativa à pessoa com deficiência no Amazonas. A Lei estabelece regras para peças publicitárias institucionais, de utilidade pública e mercadológica, realizadas por órgãos e entidades da administração estadual e assegura à pessoa com deficiência auditiva e visual o direito à informação.

Segundo a legislação, os órgãos e entidades estaduais deverão estabelecer mecanismos e alternativas técnicas que tornem acessíveis as mensagens divulgadas em sua publicidade, entre eles, os formatos acessíveis, as legendas, a subtitulação por meio de legenda oculta, janela com intérprete de libras e audiodescrição.

Pela acessibilidade na comunicação, o deputado Felipe Souza (PRD) é autor da Lei Ordinária nº 6.481, de 09 de outubro de 2023, que dispõe sobre procedimentos de acessibilidade nos sítios eletrônicos públicos no Amazonas.

A legislação inclui as tecnologias: contraste escuro; contraste claro; contraste invertido; contraste dessaturado; links destacados; guia de leitura; máscara de leitura; fonte amigável para dislexia; espaçamento de texto; aumento de texto; texto alternativo para imagens; pausa de animação; leitura de texto e imagens em português através de voz sintetizada; tradução de texto e imagens através de avatar animado do português para língua brasileira de sinais (Libras).

“O que se espera com a adequação dos sites é que todas as pessoas tenham acesso, podendo efetuar suas comprar, ler as notícias e matéria, fazer reclamações em órgãos públicos sem precisar da ajuda de outra pessoa”, afirmou Souza.

Para os deficientes visuais, o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) propôs o PL nº 543/2019, que se tornou a Lei Ordinária nº 5.203, de 17 de junho de 2020, e dispõe sobre a obrigatoriedade da identificação das portas dos gabinetes e salas de repartições públicas e privadas em linguagem Braille para acessibilidade aos deficientes visuais.

Dessa forma, todas as portas dos gabinetes e salas das repartições públicas e privadas, no Amazonas, deverão obrigatoriamente ser identificadas através de placas contendo textos confeccionados em linguagem “braile”, de forma a permitir acessibilidade aos deficientes visuais e as placas de que trata este artigo deverão conter a identificação de cada setor, e instaladas em altura que permita o manuseio pelos deficientes visuais.

“É não só uma forma de tornar a visitação de indivíduos com deficiência visual mais plácida, mas também ser uma forma de convidá-los a exercer seus direitos como cidadãos em todas as repartições públicas e privadas do Amazonas”, declarou Barreto.

Projeto de Lei

O Projeto de Lei nº 1034/2023, de autoria da deputada estadual Joana Darc (UB) institui o certificado de qualidade de acessibilidade denominado “Selo de Acessibilidade”.

O selo, com validade de dois anos e podendo ser renovado, deverá ser outorgado aos municípios amazonenses que promovam a acessibilidade de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

“A ideia é estimular as administrações municipais a implementarem iniciativas de acessibilidade, ou seja, medidas que facilitem o ingresso a variados ambientes e a mobilidade de indivíduos com deficiência física ou limitações de mobilidade”, explicou a deputada.

 

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual