Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Comandante Dan afirma que as mortes na Amazônia diminuirão a partir do controle das fronteiras

12 de dezembro de 2024
Compartilhar

O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) repercutiu nesta quinta-feira (12/12), dado publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSO), dando conta que as mortes na Amazônia Legal são 41,5% maiores que a média nacional brasileira.
A região, formada por nove Estados, registrou uma queda de 6,2% nesse número, contudo continua com níveis muito superiores aos índices brasileiros.
Comandante Dan defende que a solução do problema da violência da Amazônia passa obrigatoriamente pelo controle efetivo da faixa de fronteira.
“O relatório do Fórum mostra um aumento de 46% na presença de facções criminosas. E hoje elas são transnacionais. Do total de municípios da Amazônia, mais de 260 possuem a presença do crime organizado. O estudo inclusive aponta a proximidade do Brasil com a Colômbia, Bolívia e Peru, os três principais produtores mundiais de cocaína.
Desde o início do meu mandato tenho apelado às diferentes esferas de poder, principalmente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por uma ação massiva e ostensiva nos 13 mil quilômetros de fronteira da Amazônia, em especial no Amazonas. Se não fizermos isso, estaremos enxugando gelo”, afirmou o deputado, que é policial militar da reserva e ex-integrante da primeira turma da Força Nacional.
O estudo “Cartografias da violência na Amazônia”, do FBSP, foi divulgado na quarta-feira (11/12).
O relatório analisou o triênio de 2021 a 2023 e foi construído em parceria com o Instituto Mãe Crioula (IMC). O Amazonas aparece no estudo como o terceiro em números absolutos de mortes violentas e intencionais, com 4. 608 no triênio, atrás do Pará (8.644) e Maranhão (7.010.960). Contudo, considerando-se a taxa de MVIs por 100 mil habitantes, o Amazonas é o segundo da Região, ficando apenas atrás do Amapá.
“É quase que natural e presumível que o Amazonas seja o mais impactado pelo crime organizado transnacional. Um território de 1,5 milhão de quilômetros quadrados, com baixa densidade populacional, extensa fronteira, a maior da Amazônia e de difícil monitoramento fatalmente é o campo mais fácil a essas práticas criminosas. Agir na fronteira é urgente e obrigatório, sob pena de termos, num futuro breve, um poder paralelo. E isso só se resolverá com a união de esforços dos governos federal e estadual, com suporte das governanças municipais”, finalizou o parlamentar.
A Cartografia da Violência na Amazônia mostra três cidades amazonenses entre as 50 com maiores taxas trienais de mortes violentas e intencionais: Iranduba (sexto lugar) e Rio Preto da Eva (décimo oitavo lugar), ambas na Região Metropolitana de Manaus; e Tabatinga (23º lugar), na tríplice fronteira.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Cultura nipo-brasileira é exaltada em lei de Roberto Cidade que reconhece Jungle Matsuri como evento oficial do Amazonas

18 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Escola do Legislativo da Aleam realiza palestra para estudantes sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

18 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Cabo Maciel articula expansão da bioindústria em Coari com apoio da Sepror e do Idam

18 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Em Tonantins, Comandante Dan se depara com a população refém da pirataria dos rios

18 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan se depara com a falta de infraestrutura digna à população de Santo Antônio do Içá

18 de julho de 2025
Legislativo Estadual

‘Festa de 93 anos de Manacapuru impulsiona economia local e fortalece empreendedorismo popular’, afirma Cristiano D’Angelo

18 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual