Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Em 2024, Procuradoria Especial da Mulher da Aleam reforçou combate à violência contra as mulheres

20 de dezembro de 2024
Compartilhar

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pela deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos), atua no sentido de garantir maior representatividade, visibilidade e destaque às mulheres na política, bem como no combate à violência e a discriminação contra as mulheres em nossa sociedade, acompanhando e orientando as mulheres vítimas de violência doméstica.

Ao longo do ano, a Procuradoria atendeu 329 casos, que renderam 253 orientações jurídicas e 522 atendimentos psicológicos, segundo dados apresentados pela deputada Alessandra, que fez um balanço das ações em 2024 e do papel da Procuradoria, que foi instituída por meio da Resolução Legislativa nº 960/2022.

“Ao caminharmos para dois anos de atuação, e graças ao apoio que temos de todos os deputados, em especial do presidente Roberto Cidade (UB), conseguimos ser protagonistas no combate à violência contra a mulher no Estado”, celebrou a deputada, que destacou, dentre as ações realizadas, intercâmbio com outros países e estados, e a realização de atendimentos por meio de ações conjuntas da Procuradoria com a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).

Para o presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (UB), a Procuradoria da Mulher possui uma importância vital no combate à violência contra a mulher no Estado. O parlamentar lembrou que ela ajudou a solucionar muitos crimes, além de trabalhar na questão da informação sobre a questão. Ele também enfatizou o trabalho realizado pela deputada Alessandra Campelo.

“A Casa tem um papel primordial na defesa das mulheres e sou um entusiasta do trabalho da deputada Alessandra Campelo. Enfatizo que, enquanto for presidente do Parlamento, a Procuradoria da Mulher será uma das prioridades da gestão”, afirmou.

Palestras

Além de trabalhar pela responsabilização de agressores, a Procuradoria realiza um trabalho educativo para tentar mudar os altos números de crimes contra as mulheres, por isso a Procuradoria promoveu palestras sobre o tema. Como exemplo, aconteceram palestras de capacitação, na Delegacia Geral para servidores, onde foi discutido sobre acolhimento, escuta ativa, rede de apoio para mulheres vítimas de violência doméstica e também no “Agosto Lilás”, mês de enfrentamento à violência contra a mulher.

A Procuradoria realizou palestras nos municípios de Nova Olinda do Norte (distante a 135 quilômetros de Manaus) e Beruri (173 quilômetros). Participou, ainda, de eventos nacionais, como o V Seminário de Violência Doméstica, em São Paulo, e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em Pernambuco.

Representantes da Procuradoria estiveram em Madri (ESP), conhecendo o sistema jurídico e o formato de intervenção e acolhimento do país.

Procuradoras Legais

Com o objetivo de difundir o conhecimento sobre os direitos das mulheres, explicar o trabalho desenvolvido pela rede de proteção e, sobretudo, informar e capacitar lideranças sobre como podem acessar os serviços ofertados pela Procuradoria Especial da Mulher da Aleam, foi realizado o projeto “Procuradoras Legais”.

Ao longo do ano foram formadas 295 procuradoras legais, divididas em cinco turmas ao longo do ano. “O projeto é a extensão da Procuradoria, que atua nos bairros e nas comunidades da capital e do interior”, explica a deputada Alessandra.

Ações

A Procuradoria atuou, ainda, nas campanhas “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, “Agosto Lilás” e realizou ações externas como a que foi realizada no Turistódromo de Parintins (369 quilômetros), durante o Festival Folclórico, no mês de junho.

“Ainda vivemos em um mundo onde uma mulher é vítima de feminicídio a cada 10 minutos, um país onde a cada seis minutos uma mulher é estuprada”, lamenta Campelo, complementando que a existência de uma ferramenta, como a Procuradoria Especial da Mulher, torna a Aleam um exemplo para outras Assembleias Legislativas do país no combate à violência contra a mulher, tanto na produção de Leis quanto na atuação direta.

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual