Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Lei de Mayra Dias, sancionada pelo Governo do Estado, cria diretrizes para combater cigarros eletrônicos nas escolas do Amazonas

8 de janeiro de 2025
Compartilhar

Com o objetivo de combater o uso de cigarros eletrônicos no Amazonas, o Governo do Estado sancionou a Lei nº 7.252, de autoria da deputada estadual Mayra Dias (Avante). A legislação estabelece diretrizes de conscientização e combate aos malefícios dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF) em instituições de ensino públicas e privadas amazonenses, priorizando a saúde dos jovens e a proteção contra os riscos associados ao consumo desses dispositivos.

Os DEFs, popularmente conhecidos como vapers ou e-cigarros, contêm substâncias tóxicas, muitas vezes misturadas com nicotina e aditivos saborizados que mascaram os perigos de seu uso. Apesar de proibidos no Brasil desde 2009, conforme resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso dos cigarros eletrônicos tem crescido entre os jovens, preocupando especialistas e autoridades de saúde pública.

A nova Lei determina ações como campanhas educativas, palestras e seminários para conscientizar a comunidade escolar sobre os perigos dos DEFs. Também prevê a divulgação de legislações existentes e o encaminhamento de usuários a tratamentos psicossociais e médicos, caso necessário.

Para viabilizar essas medidas, poderão ser firmadas parcerias entre órgãos governamentais, ONGs e empresas privadas. As campanhas deverão ser intensificadas durante a Semana Estadual de Conscientização e Combate ao Consumo de Cigarro Eletrônico no mês de agosto.

Segundo a deputada Mayra Dias, a Lei visa educar os jovens para que compreendam os riscos de dependência de nicotina e os prejuízos à saúde, incluindo doenças graves como câncer, problemas respiratórios e cardiovasculares.

“Conscientizar é o primeiro passo para mudar comportamentos e proteger nossa juventude. Essa Lei é um marco no combate a essa tendência perigosa, que exige ações urgentes e articuladas em defesa da vida”, afirmou Mayra.

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual