O estudo recebeu fomento da Fapeam por meio do Programa Educação Profissional e Tecnológica (Proept/Fapeam)
Foto: Divulgação/Fapeam / Arquivo pessoal do pesquisador João Maciel de AraújoEntender como as políticas públicas de apoio ao desenvolvimento socioeconômico regional impactam os estudantes e moradores da região sul do estado foi o objetivo de pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
O estudo avaliou a relação entre os cursos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) vinculados ao Eixo Recursos Naturais, do campus do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), em Boca do Acre, Lábrea e Humaitá (distantes a 1.028 km, 102 km e 590 km de Manaus, respectivamente).
Amparada via Programa Educação Profissional e Tecnológica (Proept/Fapeam), realizada por meio da parceria entre Fapeam e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a pesquisa intitulada “Dinâmica Socioeconômica e EPT na Amazônia: uma análise dos cursos ofertados pelo Ifam no Sul Amazonense” foi desenvolvida por pesquisadores do Instituto Federal do Amazonas (Ifam).
O estudo identificou que os cursos ofertados têm conexão importante com as necessidades econômicas dos municípios, que a participação ativa da comunidade é fundamental para atender às necessidades de formação profissional, além dos impactos da instalação dos campi do Ifam para os moradores, estudantes, egressos e comunidade em geral.
EPT no sul do Amazonas
Segundo o coordenador do estudo, doutor em Ciências Sociais e pesquisador do Ifam, João Maciel de Araújo, durante a pesquisa foram realizadas entrevistas com diferentes agentes do campo econômico e institucional ligados à educação e ao setor produtivo nos três municípios, além de reuniões com a participação de servidores técnicos e docentes do Ifam, alunos, egressos e membros da sociedade civil em cada uma das cidades.
Também foram produzidos artigos científicos pelos pesquisadores envolvidos que foram apresentados em eventos acadêmicos nacionais e internacionais.
“A pesquisa contribui para a inclusão social em duas dimensões: na dimensão da geração de adequações nas estratégias de oferta da EPT, o que certamente beneficiará os grupos sociais que mais demandam esta modalidade de educação e seu potencial de emancipação humana”, disse o pesquisador.
Outra contribuição, apontada por ele foi na dimensão do debate quanto às políticas de desenvolvimento socioeconômico regional, uma vez que dará visibilidade e voz a setores historicamente deixados à margem destas políticas, tais como comunidades tradicionais e ribeirinhos, pescadores e populações indígenas.
Apoio da Fapeam
O apoio da Fapeam foi imprescindível na viabilização da pesquisa, dada a vastidão do território e as dificuldades ao deslocamento entre as cidades onde foi realizado o estudo.
“Para as atividades necessárias à mobilização dos diferentes grupos de atores para a realização de entrevistas e reuniões de grupos focais, assim como o 1º Fórum de EPT, constituíram-se em desafios logísticos, esforço físico e custos relativamente altos, os quais não poderiam ser transpostos sem o aporte concedido pela Fapeam”, finalizou.
Com a conclusão do estudo, a expectativa é de que o projeto chame a atenção para a necessidade constante de refletir e discutir as ações de Educação Profissional e Tecnológica segundo cada contexto no qual os municípios se encaixam.
Além disso, favorece o intercâmbio de conhecimentos e vivências entre pesquisadores, alunos e egressos e, sobretudo, entre os diferentes representantes da sociedade civil mobilizados em seu curso, como grupos de trabalhadores, populações indígenas e comunidades tradicionais, que são passos importantes para a consolidação de uma EPT adequada às demandas da sociedade regional.
Proept
O Programa Educação Profissional e Tecnológica (Proept/Fapeam) é uma iniciativa do Governo do Amazonas, realizada por meio da parceria entre Fapeam e Cetam, direcionada à implementação de pesquisas aplicadas, à promoção do desenvolvimento científico e tecnológico de novos serviços, processo e produtos, além da prestação de serviços técnicos, com vistas a atender às necessidades do mundo do trabalho e a promoção direta da educação profissional e tecnológica (EPT), numa perspectiva de formação de competências que requerem inovações pedagógicas.