Durante fiscalização nas unidades de saúde da capital, realizada nesta terça-feira, 4 de fevereiro, o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) denunciou o descaso enfrentado pelos moradores do bairro Zumbi dos Palmares, em Manaus, que precisam enfrentar a ‘fila da madrugada’ para receber atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Alfredo Campos. Segundo o parlamentar, a espera das pessoas na fila chega até cinco horas.
O vereador recebeu vários relatos de moradores do bairro denunciando a situação que, segundo Guedes, foi validada durante sua fiscalização. Guedes disse ter constatado que algumas pessoas precisaram chegar por volta de 3h para receber a ficha distribuída pela equipe da unidade e que, por volta das 5h já havia mais de 100 pessoas no aguardo.
A denúncia indica ainda que, em alguns dias, a fila chega a ter até 200 pessoas esperando atendimento e que, em alguns casos, acontece apenas no turno da tarde. Além disso, segundo o vereador a unidade de saúde não possui médicos substitutos e, por isso, há falta de atendimento no local.
“Eu exijo que a Prefeitura de Manaus acabe com essa fila da vergonha. O prefeito diz que ir para fila de madrugada é uma questão cultural da população, mas na verdade é uma necessidade. Se não chegarem durante a madrugada, não é possível conseguir atendimento. E isso é uma realidade de várias unidade de saúde de Manaus. Só dão 15 fichas e muitas pessoas voltam. É uma verdadeira imoralidade e não pode mais continuar acontecendo”, destacou Guedes.
Rodrigo Guedes quer fim da ‘fila da madrugada’ na UBS Alfredo Campos, em Manaus Câmara Municipal de Manaus.