Após 30 dias de férias escolares, os 250 mil estudantes da Prefeitura de Manaus voltaram às aulas nesta quarta-feira, 5/2. Nesse período de férias, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou formações e ações de planejamento estratégico para que as 509 unidades de ensino estivessem preparadas para receber estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais e assim garantir um começo de ano letivo organizado e eficiente.
A Escola Municipal Doutor Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, no bairro Matinha, zona Sul da cidade, é uma dessas unidades que se preparou para receber os estudantes e toda a comunidade escolar. O secretário de Educação, Luiz Gonzaga, também esteve no local e deu as boas-vindas aos estudantes. “Hoje estamos aqui, na escola, dando as boas-vindas aos nossos alunos com muita alegria. Estou impressionado com a satisfação da comunidade escolar com o retorno das aulas, com os alunos felizes e motivados. Estou também muito entusiasmado e confiante de que teremos um ano letivo repleto de resultados positivos para a nossa educação”, afirmou o secretário.
![](https://www.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/Estudantes-da-rede-municipal-de-ensino-voltam-as-aulas-nesta-quarta-feira-2.jpg)
A unidade de ensino atende 245 estudantes em Tempo Integral. De acordo com a gestora da escola, Regeane Chaves, as expectativas para o ano letivo de 2025 são positivas. “Iniciamos o ano letivo de 2025 com grandes expectativas, focados em superar nossas metas e garantir a excelência na aprendizagem de nossas crianças. Nosso principal objetivo é alcançar 100% de aprendizado e 0% de abandono escolar, preparando nossos alunos desde o primeiro ano. Para isso, contamos com uma equipe pedagógica qualificada”, concluiu a gestora.
A aluna do 5° ano, Júlia Vasconcelos, 10, que participou da programação, expressou a alegria com o retorno às aulas, o reencontro com os colegas e em estudar bastante para fazer as avaliações como a do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
“Estou muito feliz de ver meus colegas novamente e também ansiosa para fazer a prova do Saeb este ano. Quero que nossa escola tenha os melhores resultados, pois sei que todos aqui se esforçam bastante. Com o apoio dos professores e muito empenho, tenho certeza de que vamos conquistar nossos objetivos”, comentou a estudante Júlia.
— — —
Texto – Thalia Rodrigues/ Semed
Fotos – Mário Oliveira/ Semed