Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Prefeitura de Manaus retoma projeto de ‘Terapia Assistida por Animais’ para idosos da Fundação Dr. Thomas

5 de fevereiro de 2025
Compartilhar

Com o objetivo de oferecer estímulo cognitivo aos idosos institucionalizados, com auxílio de pets, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), realizou, nesta quarta-feira, 5/2, o retorno do projeto “Terapia Assistida por Animais”, na sede da instituição, localizada na rua Doutor Thomas, nº 798, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Conhecida como cinoterapia ou Terapia Assistida por Animais (TAA), a prática leva cães para interagir com os idosos por meio de carícias, brincadeiras e conversas, estimulando a comunicação e o bem-estar emocional.

O diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, ressaltou a importância da terapia na rotina dos idosos que vivem na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

“Muitos idosos têm um carinho especial por animais, gostando de tocá-los, abraçá-los e interagir com eles. Entre todas as espécies, poucos são tão companheiros e afetuosos quanto os cães. Como diz o ditado, o cachorro é o melhor amigo do homem, e, nesse contexto, ele vai além de um simples amigo, torna-se um verdadeiro aliado terapêutico para os idosos”, explicou o presidente.

O projeto, conhecido popularmente como “Pet Terapia”, é desenvolvido em parceria com a neuropsicóloga Cláudia Araújo e oferece sessões interativas para os idosos da Fundação Doutor Thomas. Com duração de aproximadamente 40 minutos, as atividades estimulam circuitos cognitivos e funções motoras por meio de comandos e interações com os animais.

As sessões acontecem as segundas e quartas-feiras, das 9h30 às 10h30, na sede da FDT, e contam com a participação de duas cadelas da raça Golden Retriever: Mercedes Marley, de 8 anos, e sua filha Melanie Klein, de 3 anos.

A neuropsicóloga Cláudia Araújo, especialista em reabilitação cognitiva, explica como a Terapia Assistida por Animais, contribui para a saúde mental da pessoa idosa.

“A presença dos animais transforma o ambiente e o estado emocional dos idosos. Essa terapia vai além do simples contato: elas promovem bem-estar emocional, reduzem a ansiedade, estimulam a memória e fortalecem os laços afetivos. Essas interações não só trazem alegria, mas também desempenham um papel essencial na saúde mental e na qualidade de vida da pessoa idosa”, explicou a especialista.

Institucionalizado na Fundação Doutor Thomas há um ano, Randolfo Costa, de 70 anos, falou com entusiasmo sobre a visita das cadelas Mercedes e Melanie.

“É uma alegria ver essas duas chegando aqui. Quando entram, parece que iluminam o ambiente. A Mercedes, mais velha, tem um olhar tão carinhoso, parece que sente a nossa energia. Já a Melanie é mais sapeca, corre, brinca. Eu observo os outros idosos e é incrível como todo mundo muda. Eu mesmo já perdi a conta de quantas vezes ri hoje só de ver a Melanie aprontando. Não tem como não se sentir bem. É um alívio para a alma”, disse Randolfo.

Tratamento e cuidado com os animais

Antes de interagir com os idosos, Mercedes e Melanie recebem cuidados especiais, como banhos, corte e lixamento das unhas, verificação da pelagem, entre outros.

“É essencial que tomemos todo o cuidado necessário com ambas, garantindo que estejam sempre saudáveis e confortáveis para proporcionar o melhor atendimento aos idosos”, afirmou a neuropsicóloga, Cláudia Araújo.

— — —
Texto e fotos – Luiz Benjamin / FDT

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Informe epidemiológico atualiza casos de arboviroses em Manaus

18 de fevereiro de 2025
Manaus

David Almeida anuncia entrega de novas USFs porte 4 para abril

18 de fevereiro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus fiscaliza quase 600 motocicletas na operação conjunta ‘Cavalo de Aço’

18 de fevereiro de 2025
Manaus

David Almeida vistoria construção da nova sede do Implurb

18 de fevereiro de 2025
Manaus

Sine Manaus oferta 225 vagas de emprego nesta quarta–feira, 19/2

18 de fevereiro de 2025
Manaus

População participa das ações por meio da Ouvidoria-Geral

18 de fevereiro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual