Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Dia Estadual de Combate aos Crimes Contra a Mulher na Internet é Lei da Assembleia Legislativa

7 de fevereiro de 2025
Compartilhar

Desde o ano passado, o Amazonas passou a contar com mais um dia dedicado à proteção da dignidade das mulheres, por conta da Lei Ordinária nº 6.791, de 21 de março de 2024, oriunda do PL nº 781/2023, que institui o Dia Estadual de Combate aos Crimes Contra a Mulher na Internet.

O projeto foi proposto pelo deputado estadual Wanderley Monteiro (Avante), com coautoria dos deputados Roberto Cidade (UB), Comandante Dan (Podemos), João Luiz (Republicanos), Rozenha (PMB) e a deputada Débora Menezes (PL).

A data será celebrada anualmente, no dia 7 do mês de fevereiro, passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Amazonas. A escolha do dia é na mesma data que acontece o Safer Internet Day, data internacional que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade civil para criar um ambiente virtual mais responsável e seguro.

Coautor do PL, que deu origem à lei, o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), comentou a importância da medida para “frear” ações desta natureza no ambiente virtual e apontou a legislação como um início de mudança legislativa que vai refletir no tratamento dado à mulher.

De acordo com o parlamentar, os levantamentos públicos mostram que as mulheres são as maiores vítimas dos crimes praticados na internet, por isso a importância da Lei. “É uma ampliação na educação no uso dos canais virtuais, mas é principalmente mais um instrumento de proteção à mulher. Como um início da mudança legislativa, social e, consequentemente, cultural, no tratamento dado à mulher, será possível iniciar um novo processo social de igualdade de gênero. Porém temos que reconhecer que ainda demandará um longo caminho a ser percorrido”, declarou.

Justificativa

O deputado Wanderley Monteiro justifica a apresentação do PL e a importância da legislação. O parlamentar avalia que, no mundo virtual, duas formas de violência se destacam, sendo elas, a “pornografia de vingança” e o “cyberbullying”, também conhecido como “cyber vingança”.

“Infelizmente esses casos de exposição da mulher por fotos ou vídeos íntimos publicados na rede têm crescido alarmantemente e são provocados na sua maioria por pessoas bem próximas à vítima, ou seja, geralmente por parceiros que não aceitam o fim do relacionamento e que procuram atingir a integridade física, moral e psicológica da mulher”, afirmou.

 

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual