A Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizou nesta quarta-feira (12 de fevereiro), a convite do vereador Coronel Rosses (PL), uma Cessão de Tempo em favor do Diretor-Presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), o médico oncologista Gerson Mourão.
O vereador abriu seu primeiro discurso falando sobre a proposta da Agência Nacional de Saúde (ANS), já revogada, de que os planos de saúde realizassem exames de mamografia em mulheres entre 50 e 70 anos apenas de dois em dois anos e não mais anualmente.
Rosses afirmou que, caso a mudança se concretizasse, poderia resultar em uma catástrofe na saúde pública do país acerca do número de casos de câncer de mama.
“Quero expressar minha indignação com a proposta da ANS de reduzir a frequência da mamografia para mulheres entre 50 e 70 anos, de anual para bienal. Essa medida compromete a detecção precoce do câncer de mama e coloca vidas em risco”, alertou.
Segundo a FCecon, 40% dos casos de câncer de mama ocorrem na faixa etária entre 40 e 50 anos e 20% das mortes por câncer de mama acontecem exatamente nesse período; 25% das mulheres que realizam mamografias entre 40 e 50 anos evitam a perda da mama e, consequentemente, aumentam suas chances de sobrevivência.
Já segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2024, cerca de 40% dos casos de câncer diagnosticados no Brasil já se encontram em estágio avançado.
O presidente da FCecon explicou que a mamografia é um exame simples, mas fundamental e que pode colocar Manaus e o Amazonas na vanguarda do combate ao câncer de mama, tornando-se referência para o Brasil.
“Essa proposta da ANS é desumana. Nós precisamos de investimentos e projetos que ampliem o acesso à mamografia, garantindo que todas as mulheres, independentemente da condição financeira, possam se prevenir tendo em vista que a mamografia ainda é o exame mais preciso para detecção da doença”, afirmou Mourão.
A proposta da ANS era retirar das mulheres entre 40 e 50 anos, que possuem planos de saúde e podem pagar pela mamografia, o direito de realizar o exame anualmente. Essas mulheres só poderiam realizar a mamografia a partir dos 50 anos, e, ainda assim, apenas a cada dois anos exatamente como já ocorre com as pacientes atendidas pelo SUS.
Os vereadores presentes apoiaram a iniciativa de Rosses em ceder a palavra ao Diretor-Presidente e pontuaram a importância da mamografia no Estado.
A convite do vereador Coronel Rosses, CMM realiza Cessão de Tempo ao médico Gerson Mourão Câmara Municipal de Manaus.