O produto, oriundo de Itacoatiara, foi destinado à empresa Michelin
Foto: Jorge Brandão / ADS
A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), que entre as suas atribuições também atua no suporte logístico aos produtores credenciados em seus programas, apoiou 20 associados da Associação dos Produtores, Criadores e Extrativistas do Amazonas (Aprocria), no transporte de duas toneladas de borracha natural, na terça-feira (11/02). O produto, proveniente do município de Itacoatiara, foi transportado para Manaus pela rodovia AM-010 e terá como destino final a empresa Michelin, especializada no segmento de pneus.
Segundo o chefe do departamento de negócios florestais (DNF), Jardel Luzeiro, a logística da ADS facilita o escoamento da produção. Ele também mencionou que esta foi a primeira entrega do ano. “A ADS apoia com a logística para garantir a comercialização desse produto. Esta foi a primeira entrega realizada pela Aprocria este ano, e a previsão é que mais três toneladas sejam entregues ainda este mês”, disse.
“Desde que começamos a trabalhar na produção de borracha, somos parceiros da ADS. A ADS nos dá todo o apoio necessário para que possamos trabalhar. O Governo do Estado também nos apoia, oferecendo um subsídio de dois reais por quilo”, salientou o presidente da Aprocria, Adolfo Marques.
Além do suporte logístico, o Governo do Amazonas tem apoiado as organizações de seringueiros por meio de políticas públicas, como a Subvenção Econômica da Borracha, que oferece um subsídio de R$ 2 reais por cada quilo de borracha comercializado.
Foto: Jorge Brandão / ADS
Balanço 2024
Por meio do pagamento da Subvenção Econômica da Borracha, da cadeia da extração do látex, o recurso destinado foi de R$ 561.717 por 280 toneladas de borracha natural, em 2024. A ação alcançou 894 extrativistas de 10 organizações sociais credenciadas pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). A ação beneficiou os municípios de Canutama, Carauari, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manicoré e Pauini.
A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Produção Rural e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).