Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

SES-AM inova no diagnóstico de icterícia neonatal, com uso de equipamento de ponta na Maternidade Ana Braga

15 de fevereiro de 2025
Compartilhar

exame de bilirrubina em recém-nascidos passa a ser realizado de forma mais ágil, não invasiva e indolor

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

Com uso de NOVO equipamento de ponta, a Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) passou a adotar um NOVO procedimento para diagnóstico de icterícia em recém-nascidos, na Maternidade Ana Braga, zona leste. O bilirrubinômetro transcutâneo possibilita a realização do exame de maneira não invasiva e sem dor, sem precisar furar o bebê para coleta de sangue, e o resultado sai mais rápido – antes, ficava pronto em duas horas e, agora, sai em segundos.

O bilirrubinômetro transcutâneo faz parte do pacote de entregas de mais de 100 novos itens, entre equipamentos de última geração e mobiliários, realizado esta semana pelo Governo do Amazonas, na unidade. O equipamento emite uma luz que capta as informações da pele e, de maneira instantânea, o médico obtém o resultado do exame.

O investimento que vem sendo realizado pelo Governo do Amazonas em tecnologia e novos equipamentos, ressalta a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, possibilita ampliar ainda mais o acesso da população aos serviços da REDE pública, garantindo qualidade e agilidade nos atendimentos e nas altas médicas.

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

Com os novos aparelhos entregues pelo Governo do Estado, segundo ela, será possível a abertura de mais uma sala de cirurgia e equipar outros setores, como sala de emergência, sala de alto risco e agência transfusional. “Isso vai nos permitir ampliar a oferta de serviços na Maternidade Ana Braga, tornando a assistência ao parto cada vez mais eficiente”, ressaltou a secretária da SES-AM.

Além do bilirrubinômetro, a Maternidade Ana Braga recebeu mobiliários para leitos, carro de anestesia, foco cirúrgico móvel, cardiotocógrafos, que monitoram os batimentos cardíacos do feto ainda no útero da mãe, aparelhos de fototerapia, berços aquecidos, câmara de conservação e de sangue, centrífuga, entre outros.

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

Diagnóstico mais rápido

A icterícia neonatal é uma alteração hepática que ocorre em 60% dos recém-nascidos, no Brasil. É causada pelos altos níveis de bilirrubina no organismo, provocando uma coloração amarelada na pele.

De acordo com o diretor da maternidade, Edilson Albuquerque, o exame laboratorial que identifica a doença levava, em média, duas horas para ficar pronto, na unidade. Com o bilirrubinômetro transcutâneo, o resultado sairá em segundos. “Os bebês não serão mais furados para coletar o sangue e fazer a análise dos níveis dessa substância no organismo, em laboratório. O dispositivo capta as informações da pele e emite o resultado de maneira instantânea”, explica o diretor.

Segundo ele, a nova metodologia resultará em impactos positivos na rotina da maternidade, não só pela rapidez do diagnóstico, mas também agilizando as altas médicas.

Tratamento

Além do diagnóstico mais preciso, o tratamento da icterícia também ficou mais célere na Maternidade Ana Braga, com a chegada de dois novos aparelhos de fototerapia e cinco radiômetros. Fototerapia é a técnica utilizada para tratar os recém-nascidos com icterícia, a partir da emissão de luzes especiais no corpo da criança. E os radiômetros são os dispositivos que monitoram a qualidade e a incidência da luz no paciente.

“Nós estamos muito felizes em receber esses equipamentos, porque agilizam o tratamento e, assim, a gente consegue executar uma assistência ainda melhor e mais segura aos nossos pacientes”, afirmou o médico neonatologista da Ana Braga, Francisco Santos. Conforme o médico, a icterícia é uma das doenças mais comuns após o nascimento.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Setembro Verde: SEPcD realiza atividade de equoterapia para crianças com deficiência

14 de setembro de 2025
Amazonas

Vestibular e SIS da UEA: candidatos realizam provas de habilidades específicas

14 de setembro de 2025
Amazonas

Governo Presente: 22ª edição bate recorde com mais de 10,3 mil atendimentos na zona norte de Manaus

14 de setembro de 2025
Amazonas

Amazonas conquista ouro e bronze no concurso internacional de queijo “Mondial Du Framage Tours 2025”

14 de setembro de 2025
Amazonas

Sejusc atende mais de 870 pessoas da zona norte durante 22ª edição do Governo Presente

14 de setembro de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 311 vagas de emprego para esta segunda-feira

14 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual