Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Deputado Sinésio Campos critica reajuste na tarifa de água e esgoto em Manaus

14 de fevereiro de 2025
Compartilhar

O deputado estadual Sinésio Campos (PT) se manifestou na quinta-feira (13/2) contra o reajuste de 12,32% na tarifa de água e esgoto em Manaus, classificando o aumento como um peso insuportável para os manauaras. O aumento é composto por 6,33% de revisão da inflação, 3,92% referente ao parcelamento da inflação de 2020 e 2021, e 2,07% do parcelamento do reajuste de 2022.

Sinésio Campos criticou a justificativa do prefeito David Almeida, que afirmou que o aumento é “contratual” e que a prefeitura não tem muito o que fazer além de negociar o parcelamento. “O prefeito tenta justificar o reajuste dizendo que está tudo nos termos do contrato, mas isso é uma falta de sensibilidade com a população, que já enfrenta dificuldades financeiras”, afirmou o parlamentar.

O deputado ressaltou que, embora o contrato de concessão da Águas de Manaus preveja esses aumentos, isso não impede que a gestão busque alternativas para minimizar o impacto sobre os cidadãos. “A prefeitura deveria estar buscando soluções para não penalizar ainda mais os manauaras, mas, ao invés disso, vem apenas com desculpas”, afirmou.

Sinésio também lembrou que a Águas de Manaus recebeu um empréstimo de R$ 1,5 bilhão do Governo Federal por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para expandir a rede de esgoto da cidade, que atualmente atende apenas 30% da população. “Ao invés de retribuir o auxílio público com um serviço de melhor qualidade, a empresa decide onerar ainda mais os consumidores”, criticou o deputado.

Além disso, o parlamentar ressaltou os investimentos realizados pelo Governo do Amazonas no Programa de Abastecimento de Água (Proama), que destinou R$ 365 milhões para levar água aos bairros das zonas leste e norte de Manaus. “A Águas de Manaus se beneficia desses investimentos públicos, mas, em vez de melhorar o serviço, está aumentando a tarifa para quem já está pagando a conta”, concluiu.

Sinésio Campos, que preside a comissão de recursos hídricos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), afirmou que irá solicitar esclarecimentos sobre os investimentos públicos realizados e as contrapartidas fornecidas pela concessionária de água.

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual