Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Companhia de Artes Bacaba promove exibição de filmes amazonenses no Teatro Gebes de Medeiros

18 de fevereiro de 2025
Compartilhar

A mostra exibe obras audiovisuais produzidas com o incentivo da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional Aldir Blanc

FOTOS: DivulgaçãoA Companhia de artes Bacaba promove nesta quarta-feira dia (19/02), o “Bacaba Convida – Exibição de Filmes Amazonenses”, às 18h30, no Teatro Gebes Medeiros. A programação, uma seleção de filmes com narrativas de valorização à cultura, o folclore e as histórias da região amazônica, tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa.

A programação no Teatro Gebes Medeiros (Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro) conta com três obras audiovisuais: “Santo Antônio da Terra Preta” (2024), “No Caminho do Sol” (2024) e “Beto” (2022). O “Bacaba Convida” é uma contrapartida da Companhia de artes Bacaba à Lei Paulo Gustavo 2023 e a Política Nacional Aldir Blanc, cujos editais foram executados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa. Todos os curtas têm classificação livre e a entrada é gratuita.

Obras apresentadas

“Santo Antônio da Terra Preta” (2024) explora a devoção, a tradição e a identidade cultural da comunidade de Terra Preta, localizada em Manacapuru, no Amazonas. Por meio de histórias comoventes, imagens de arquivo e registros das festividades, o filme revela como a celebração de Santo Antônio se tornou um símbolo de fé e resistência diante das transformações sociais e culturais. O curta de 18 minutos conta com a direção e roteiro de Bruno Pantoja.

“No Caminho do Sol” (2024), dirigido por Thiago Moraes e com roteiro de Antonio Carlos Junior, apresenta uma trama intensa e carregada de conflitos familiares e territoriais, ambientada na floresta amazônica. O protagonista, Esaú (Antonio Carlos Junior), retorna à fazenda da família após duas décadas, determinado a vingar-se de uma traição. No entanto, ele se vê no meio de uma disputa pelas terras indígenas e conta com a ajuda de Jurandir (Alex Lima), um indígena que luta para libertar sua comunidade do domínio de Miriam (Rosa Malagueta) e Jacó (Adriano Holmes), mãe e irmão de Esaú. O curta-metragem com duração de 25 minutos combina drama e questões sociais relevantes como pertencimento, justiça e o impacto das disputas por terras na Amazônia.

FOTOS: DivulgaçãoDirigido por Paulo Henrique Prestes e com roteiro e direção de fotografia de Thiago Moraes, “Beto” (2022), mergulha no cotidiano de uma família amazônica, evidenciando como a chegada da pandemia altera suas dinâmicas e ressignifica sua relação com as lendas locais. O elenco composto por Jean Palladino, Francine Marie, Regina de Benguela e Amauri Santana, narra a trama que dialoga com a mitologia brasileira ao associar a figura do boto à história da comunidade, trazendo à tona a dualidade entre tradição e a realidade.

O curta se destaca por sua abordagem sensível e sua capacidade de conectar elementos do folclore ao contexto contemporâneo. Além disso, a produção evidencia o impacto da pandemia em territórios ribeirinhos, ampliando a discussão sobre isolamento, medo e transformação social.

Valorização da cultura

Com o evento, a Companhia Bacaba busca ampliar a visibilidade do cinema produzido no Amazonas, oferecendo ao público uma seleção diversificada de obras que retratam a cultura e o cotidiano da região. Segundo o cineasta organizador da exibição, Bruno Pantoja, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a cena audiovisual local e criar novas conexões entre realizadores e espectadores.

“A proposta da ‘Bacaba Convida’ é ampliar os espaços de exibição para o maior número de realizadores possíveis aqui do Amazonas”, destaca o cineasta e diretor de uma das obras presentes na exibição. “Nossa ideia é fortalecer a cena local, associando grupos para interação, e troca de experiências levando nossas produções para o maior número de plateias possível”, define Pantoja.

“O público vai encontrar uma diversidade de trabalhos que retratam a Amazônia e seu povo, desde faroestes e documentários até filmes fantásticos, proporcionando um panorama rico e interessante da nossa região”, completa o diretor.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Setembro Verde: SEPcD realiza atividade de equoterapia para crianças com deficiência

14 de setembro de 2025
Amazonas

Vestibular e SIS da UEA: candidatos realizam provas de habilidades específicas

14 de setembro de 2025
Amazonas

Governo Presente: 22ª edição bate recorde com mais de 10,3 mil atendimentos na zona norte de Manaus

14 de setembro de 2025
Amazonas

Amazonas conquista ouro e bronze no concurso internacional de queijo “Mondial Du Framage Tours 2025”

14 de setembro de 2025
Amazonas

Sejusc atende mais de 870 pessoas da zona norte durante 22ª edição do Governo Presente

14 de setembro de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 311 vagas de emprego para esta segunda-feira

14 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual