Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Deputado Sinésio Campos destaca decisão de Gilmar Mendes que viabiliza mineração sustentável em terras indígenas

19 de fevereiro de 2025
Compartilhar

Na terça-feira (18/2), o presidente da Comissão de Geodiversidade da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Sinésio Campos (PT), destacou a decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de incluir a possibilidade de mineração em terras indígenas na minuta do projeto de lei que visa solucionar a questão do marco temporal.
Para Sinésio Campos, a medida representa um avanço na conciliação entre o desenvolvimento econômico e os direitos dos povos indígenas, permitindo que a exploração mineral ocorra de forma responsável e regulamentada.
Essa proposta abre caminho para um debate equilibrado, garantindo que os recursos naturais possam ser explorados com segurança jurídica, respeito às comunidades indígenas e geração de emprego e renda”, afirmou o parlamentar.
A medida foi anunciada durante uma série de audiências, que estão sendo realizadas no Supremo Tribunal Federal para discutir o marco temporal, e visa estabelecer critérios claros para a demarcação de terras indígenas no Brasil.
A minuta apresentada por Gilmar Mendes prevê que a exploração de recursos minerais em terras indígenas esteja sujeita a critérios técnicos rigorosos, incluindo consultas prévias às comunidades indígenas, participação da Funai e acompanhamento do Ministério Público Federal.
O artigo 21 da minuta prevê a permissão da mineração em terras indígenas em caso de “relevante interesse público da União”, incluindo o aproveitamento de recursos minerais estratégicos.
Sinésio Campos destacou a importância da medida para o Amazonas, um estado rico em recursos minerais estratégicos. Segundo ele, a regulamentação da mineração em terras indígenas pode trazer investimentos significativos para a economia do estado, desde que seja feita de maneira sustentável e com benefícios diretos para as comunidades locais.
“O Amazonas é o Estado com a maior população indígena do país. O último censo do IBGE apontou que a maioria desses indígenas está em Manaus, deslocados dos seus territórios originais. O indígena não quer deixar seu território, mas também precisa ter acesso à saúde, educação e infraestrutura. A mineração pode, sim, levar emprego, renda e riqueza para essas populações, sempre ouvindo as comunidades e respeitando o meio ambiente”, afirmou o deputado.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Com leis em defesa das crianças e adolescentes, deputada Mayra Dias reforça luta no ‘Maio Laranja’

16 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Semana de Educação Legislativa encerra com apresentação do programa ‘Cidadão de Berço’

16 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade propõe Comissão Permanente em defesa da Zona Franca de Manaus durante entrega da Agenda Legislativa da Indústria

16 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Emenda de R$ 60 mil do deputado Cabo Maciel reforça a educação do CMPM II

16 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Indústria amazonense apresenta Agenda Legislativa 2025 em evento na Assembleia Legislativa

16 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Governo do Estado sanciona leis de deputados estaduais relacionadas à área da saúde

16 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual